terça-feira, 24 de maio de 2011

Elvira Vigna



Na fase mais infernal da minha interminável depressão, no início desse ano, estava eu no trabalho, escolhendo algum livro recém lançado pra ler. Daí topei com um livrinho pequeno, 168 páginas, falava sobre um adultério e era escrito por uma carioca nascida em 47. Resolvi experimentar, e o resultado foi se pá o melhor livro que eu li em 2011 [talvez eu tenha lido em 2010, mas isso é irrelevante].

Era um texto tão íntimo, tão dolorido e forte, de uma crueza por vezes constrangedora, mas era sobretudo uma história fascinante, irresistível. Logo nas primeiras páginas eu já sofria junto com a personagem-narradora, que vive o inferno depois da traição do marido. É realmente impressionante.



Bem, só pra não passar batido, vamos lá: Elvira Vigna é escritora e critica de arte, com formação em letras e arte, e mestrado em teoria da significação. Ela tem outros 6 romances escritos, que eu ainda não li, ou seja, preciso urgentemente tomar vergonha na cara e ir atrás deles. Outro trabalho interessante que desenvolve é o de ilustradora:
Ilustração de 'Arabescos ao vento', de Roseana Murray - 2009


Ilustração de 'Contos de encantos', de Rogério Andrade Barbosa - 2005


Ilustração de 'Língua Nua', de Oswaldo Martins - 2011


As críticas de arte podem ser encontradas no site Aguarrás (http://aguarras.com.br/).


Além de romances pra adultos, a autora também escreveu uma porção de livros infantis, quase todos fora de catálogo. Mas é possível ler esses livros em seu site: http://vigna.com.br/

2 comentários:

  1. Qual o nome do livro que você leu?

    ResponderExcluir
  2. Então, eu li o Nada a Dizer e o O Que deu Pra Fazer em Matéria de História de Amor.

    Achei os dois muito bons.

    ResponderExcluir