segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tizuka Yamasaki



Talvez o nome dessa filha e neta de japoneses, nascida em Porto Alegre e que largou a faculdade de  arquitetura pra estudar cinema não seja familiar de grande parte das pessoas, mas seus trabalhos certamente o são. Transitando entre filme bem autorais e outros totalmente voltados pras grandes bilheterias, já trabalhou com cinema, televisão e publicidade. Fez vários dos filmes do Didi e da Xuxa, dirigindo inclusive o cult Lua de Cristal, com o lendário Sérgio Malandro.



Estudando cinema na federal do Rio, Tizuka conheceu Nelson Pereira dos Santos, seu professor, com quem trabalhou como continuista e fotógrafa em O Amuleto de Ogum, de 74. Quatro anos depois ela abre sua própria produtora, a CPC, produzindo filmes como Rio Babilônia, Bar Esperança e A Idade da Terra, do Glauber Rocha.

Em 1980 ela lança seu projeto mais pessoal: Gaijin - Caminhos da Liberdade. O filme é ótimo, uma saga admirável que conta a história de uma família japonesa que vem ao Brasil no início do século 20 pra trabalhar na lavoura, e passa por infinitas dificuldades. Um filme sofrido, mas muito bonito. Em 2003 ela lançou uma continuação, Gaijin 2. A seguir, o filme completo no youtube.


Outro filme espetacular é o Patriamada, sobre o movimento das diretas já. Uma pena que seja quase impossível assisti-lo hoje.

Merece todo o respeito esta que é a primeira mulher de origem japonesa a trabalhar com cinema, transitando tanto pelo alto cinema de arte até os filmecos da Xuxa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário