segunda-feira, 13 de junho de 2011

Eva Furnari



Provavelmente vocês que me lêem certamente se divertiram à beça com os livros da Bruxinha na época da escola. Me recordo que na terceira série, quando fazíamos a visita semanal à biblioteca, os livros da Bruxinha, da Eva Furnari, eram de longe os mais concorridos.



Nascida em Roma, na Itália, Eva Furnari veio com a família para o Brasil quando tinha 2 anos. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo na USP e dos 26 aos 31 anos foi professora de artes no museu Lasar Segall. Aos 28 anos começou a se dedicar a ilustração, ganhando em 1987 o prêmio abril de ilustração. Em 1996 começou a escrever suas próprias histórias, e hoje soma mais de 60 livros lançados. Ah, e ganhou o prêmio Jabuti 6 vezes!



Trabalhou durante quatro anos na Folha de S. Paulo, e foi lá, na folhateen, que criou sua personagem mais célebre: a bruxinha. Coloquei a seguir um vídeo dela falando sobre seu processo criativo. Vale a pena.



Eu sou um grande entusiasta de literatura infantil. E quem gosta desse tipo de livro sabe que o que mais se encontra por aí são livros simplórios e estereotipados, que não tem o mínimo respeito pela inteligência da criança. O que encontramos na obra de Eva Furnari é uma literatura que diverte e instiga a criatividade. A ausência de palavras transforma o leitor em co-autor, e há um cuidado visível tanto com o conteúdo quanto com a forma da história.

Um sucesso mais que merecido para esta autora que sabe mesclar tão bem arte, afeto e prazer.

http://www.bibliotecaevafurnari.com.br/index2.php

4 comentários:

  1. eu adoro efa furnari adoro os livros:felpo filva ,lolo barnabe,filo e marieta,problema de clovis e etc...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu era louca pelos livros dela!

    ResponderExcluir
  3. Essa escritora é realmente fabulosa!

    ResponderExcluir
  4. Merci pour la fraicheur de vos dessins et l'espièglerie joyeuse de vos enfants.
    Christian HUDELOT

    ResponderExcluir