segunda-feira, 13 de junho de 2011

Marilena Chaui



Se bem me recordo, o primeiro contato que tive com a professora Marilena Chaui foi no brilhante programa Ética, que a TV Cultura exibiu nos primórdios dos anos 90. Infelizmente nunca vi nenhuma de suas aulas, mas diversos livros seus já passaram pelas minhas mãos, já que boa parte deles é leitura incontornável pra quem estuda filosofia na universidade.



Nascida em 1941, na cidade de Pindorama, São Paulo, ingressa na faculdade de filosofia da USP aos 19 anos, concluindo a graduação em 5 anos. Dois anos depois defendeu sua dissertação de mestrado, Merleau-Ponty e a Crítica do Humanismo, sob a orientação do mítico Bento Prado Jr. Depois disso, foi fazer seu doutorado sobre Espinosa na França, defendendo sua tese quatro anos depois. Mais seis anos e sua tese de livre docência estava pronta: A Nervura do Real, obra que posteriormente foi publicada pela Cia das Letras, mas que eu tenho muito medo de ler (pela complexidade e tal). Em 1987 prestou concurso e se tornou professora na USP. 



Ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores, e exerceu a função de secretária da cultura da prefeitura de São Paulo na administração de Luiza Erundina, de 1988 a 1992. Apoiou Lula durante todos os dois mandatos e mantém apoio irrestrito a Dilma, mantendo sua fidelidade ao partido mesmo quando sob forte ataque.

Um aspecto importante sobre sua obra é que ela pode ser lida tanto por filósofos quanto pelo público em geral. Obras como Convite à Filosofia, O que é Ideologia, e sua série sobre a História da Filosofia possuem uma linguagem altamente acessível, o que se reflete no alto número de vendas.


2 comentários:

  1. Tem razão quem fala que Cuba foi sufocada pelos americanos. Mas a escolha errada foi Cuba quem fez. Fidel tentou exportar sua revolução para outros países. Se tornou um inimigo da democracia. Che Guevara foi uma aberração da natureza. Assassino cruel, um porco e bandido. Idolatrado erroneamente por muitos. Quantas pessoas fugiram para Cuba? Ninguém. Quantas fugiram de Cuba? Incontáveis. É fácil ser socialista no Brasil com dinheiro público. Os socialistas do Brasil vão para Paris e não para Cuba. Saúde maravilhosa é um mito, haja visto os médicos cubanos que recebemos. Nem o Paraguai quis. Pergunta :em que país do mundo o socialismo deu certo? Deu sim milhares de mortes, opressão e radicalismo. O capitalismo não é o ideal, mas é o melhor que temos.

    ResponderExcluir
  2. Tem razão quem fala que Cuba foi sufocada pelos americanos. Mas a escolha errada foi Cuba quem fez. Fidel tentou exportar sua revolução para outros países. Se tornou um inimigo da democracia. Che Guevara foi uma aberração da natureza. Assassino cruel, um porco e bandido. Idolatrado erroneamente por muitos. Quantas pessoas fugiram para Cuba? Ninguém. Quantas fugiram de Cuba? Incontáveis. É fácil ser socialista no Brasil com dinheiro público. Os socialistas do Brasil vão para Paris e não para Cuba. Saúde maravilhosa é um mito, haja visto os médicos cubanos que recebemos. Nem o Paraguai quis. Pergunta :em que país do mundo o socialismo deu certo? Deu sim milhares de mortes, opressão e radicalismo. O capitalismo não é o ideal, mas é o melhor que temos.

    ResponderExcluir