quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Inezita Barroso





Inezita Barroso é dessas pessoas que já se tornaram uma instituição. Difícil encontrar quem não a conheça ou reconheça pelo seu trabalho com a música de raiz. Mas evidentemente não só do viola minha viola é feita a Inezita. Segundo o Wikipedia, ela é cantora, atriz, instrumentista, folclorista, professora, doutora Honoris Causa em folclore e arte digital pela Universidade de Lisboa e apresentadora de rádio e televisão brasileira, atuando também em shows, discos, cinema, teatro e produzindo espetáculos musicais de renome nacional e internacional. Mexe com a mulher!






Começou a se apresentar cantando e tocando violão aos sete anos, em teatros, festas e clubes, em Perdizes. Em casa, tocava cavaquinho e pandeiro para as visitas, compostas sempre por músicos, atores de teatro e gente ligada a cultura. Um desses convidados era Paulo Autran, com quem escreveu algumas peças infantis amadoras. Fez também três conservatórios de piano, porque, segundo ela, naquela época era feio menina tocar violão.






Conheceu o cineasta Alberto Cavalcanti, na época em que ele saiu da Vera Cruz e fundou sua própria produtora. Fez seu primeiro filme com ele aos 29 anos, Mulher de Verdade, e ganhou o prêmio Saci de melhor atuação (o prêmio saci era concedido pelo jornal o estado de são paulo para as melhores produções brasileiras no teatro e no cinema). Posteriormente voltaria a atuar em outros filmes da Vera Cruz.








 Formou-se em biblioteconomia pela USP, e desde os anos 80 dá aulas de folclore brasileiro.






Mas o grande público (eu incluso) a conhece do programa Viola Minha Viola, que passa na Cultura desde 1980. E que dura até hoje. De vez em quando dou uma espiada, e acho uma beleza aquela platéia composta de velhinhos, todos animadíssimos com as músicas de sua juventude, de sua terra. 






Taqui o site dela: http://www.inezitabarroso.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário