segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Lisette Model



Aproveitando que hoje eu postei umas fotos da Diane Arbus, vou falar um pouco de outra fotógrafa importantíssima do século XX, Lissette Model, nascida na Áustria em 1906. Quando criança, era estuprada pelo pai, um médico do exército, que morreu quando ela tinha 18 anos. Foi então que começou a estudar música, com o compositor Arnold Schoenberg.

Aos 20 mudou-se para Paris, onde continuou estudando canto e piano. Uns anos mais tarde, na década de trinta, se casou com um pintor russo, e foi então que a fotografia entrou na sua vida. Em 1938 se mudaram para Nova Iorque, onde suas fotografias publicadas na Cue Magazine fizeram um baita sucesso. Posteriormente, trabalhou para a Saturday Evening Post, Vogue, Cosmopolitan e outras revistas.

Pra quem vê seu trabalho, fica claro que Arbus deve muito de seu trabalho a Model. Não, evidentemente, que se trate de cópia ou algo do tipo. Os estilos são diferentes, isso um olhar mais atento não deixa dúvidas. A alegria e efervescência da Metrópole são palpáveis, estão em cada foto. Os clubes noturnos, cheio de tipos estranhos, a movimentação da cidade, sua solidão.

Morreu em 1983.
























Um comentário: