quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pauline Kael


Pauline Kael nasceu em 1919 e morreu em 2001. Foi uma jornalista que escreveu críticas de cinema na revista The New Yorker entre os anos de 1968 a 1991. Conheci seu trabalho através de seu livro, lançado por aqui pela Cia das Letras, 1001 Noites no Cinema, em 1994. Minha primeira impressão não foi positiva, confesso. A imagem que me vinha à mente era a de uma crítica ranzinza, uma mulher que odeia filmes e que dedica sua vida a falar mal deles. Evidentemente eu estava errado. E esse post talvez seja meu primeiro passo para uma melhor compreensão do universo de Pauline Kael.


Importante ressaltar que Pauline foi a crítica de cinema mais importante e influente dos Estados Unidos. É uma espécie de norte pra praticamente todos os que estão no ramo, hoje em dia. Formada em Filosofia e Literatura na Berkeley. Depois de formada trabalhou em alguns trabalhos típicos de recém formados, tais como cozinheira, costureira e redatora de publicidade. E então o editor de uma revista a viu discutir sobre cinema em um café e a convidou pra escrever uma crítica. Foi então que começou a publicar críticas regularmente em algumas revistas.


Pauline buscava nestas críticas um tom afastado da pompa do discurso universitário. Buscava informalidade e a falta de pretensão. E talvez esse seja seu maior mérito: a clareza. Lição que infelizmente muitos críticos hoje em dia não tenham se dado o trabalho de aprender. Afinal, o que mais se vê são aquelas críticas incompreensíveis, impossíveis de serem compreendidas em uma leitura só. Em suma, desnecessários.


Entre 1955 e 60 gerenciou dois cinemas em Berkeley, programando e resenhando todos os filmes exibidos. Como programadora, moldou o gosto de um grande público de acordo com o seu. E foi publicando críticas aqui e alí que alcançou o cobiçado posto na sofisticada New Yorker. Seu estilo direto e claro incomodou aqueles que esperavam um vocabulário rebuscado, mais condizente com a publicação. Mas aos poucos seu estilo se impôs, e seus textos passaram a ser paradigmáticos. Pauline dizia que suas críticas eram boas porque os filmes eram bons.


Aqui vai um trecho em que fala do filme Sindicato de Ladrões:
“A tentativa de criar um herói para a audiência de massa é um desafio e uma grande armadilha. Sindicato de Ladrões enfrenta o desafio, mas cai na armadilha. A criação de um simples herói é um problema que não ocorre com freqüência em filmes europeus, nos quais o esforço é despendido em criar personagens que nos toquem mais por sua humanidade – sua fraqueza, sua sabedoria, sua complexidade – do que por suas dimensões heróicas. Nossos filmes [norte-americanos], entretanto, negam a fraqueza humana e as complexidades sobre as quais os europeus tanto insistem. É como se nos recusássemos a aceitar a condição humana: não queremos ver-nos em trapaceiros, em seres traídos e covardes. Queremos heróis, e Hollywood os produz com um estalar de dedos.”

No início dos anos 1980 foi diagnosticada com a doença de Parkinson. Com a piora da doença, se tornou cada vez mais desiludida com o cinema. As críticas se tornaram cada vez mais amargas, até que em 1991 resolveu se aposentar. Segundo suas palavras, "o empobrecimento estético e mental [do cinema] não tem fim". Dedicou sua última década de vida aos romances, à ópera, ao jazz, ao rap, e ao rock. Morreu em 1991, aos 82 anos.


Enfim, seria ótimo que se estudasse Kael nas universidades. Quem sabe as críticas de cinema hoje em dia se tornassem menos enigmáticas - e menos chatas.

“Quando somos jovens, são boas as possibilidades de que encontremos alguma coisa de que gostar em quase qualquer filme. Mas quando nos tornamos mais experientes, as possibilidades mudam"

Nenhum comentário:

Postar um comentário