segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dona Ivone Lara



Nascida em 13 de abril de 1921, Yvonne Lara da Costa era filha de uma cantora de rancho e de um mecânico de bicicletas e violonista. Aos 6 anos seus pais morreram, e ela foi estudar num internato no norte do Rio, onde permaneceu até os 16 anos.


Durante esse tempo do internato foi criada pelos tios e com eles aprendeu a tocar cavaquinho e a ouvir samba, ao lado do primo Mestre Fuleiro. Compôs vários sambas de partido alto, que eram mostrados aos outros sambistas como se fossem do Mestre Fuleiro, já que o ambiente do samba era dominado por compositores homens. Teve aulas de canto com Lucília Villa-Lobos e recebeu elogios do marido desta, o maestro Villa-Lobos.


Casou-se aos 25 anos de idade com Oscar Costa, filho do presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, onde conheceu alguns compositores que viriam a ser seus parceiros em algumas composições. Formou-se em enfermagem, com especialização em terapia ocupacional, e foi assistente social até se aposentar em 1977.


Compôs o samba Nasci para sofrer, que se tornou o hino da escola. Com a fundação do Império Serrano, em 1947, passou a desfilar na ala das baianas. Compôs o samba Não me perguntes, mas a consagração veio em 1965, com Os cinco bailes da história do Rio quando tornou-se a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de escola de samba.
Aposentada em 1977, passou a dedicar-se exclusivamente à carreira artística. O vídeo a seguir é a primeira parte de uma programa em homenagem a ela, produzido pela Cultura. Vale a pena gastar um tempinho pra ver todo ele.


Em 1966 fez um show na França, e a partir daí se seguiram vários outros shows internacionais: Ghana, Portugal, Alemanha, EUA, Angola, Itália, Dinamarca e por aí vai.


Um comentário: