quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Marjane Satrapi


Pra quem leu persépolis – ou mesmo viu o filme – falar sobre a infância e adolescência desta quadrinista e ilustradora é um tanto desnecessário. Pra quem não leu, ou não viu, digo somente uma coisa: não perca tempo, meu! É um negócio incrível, lindo. Vou falar um pouquinho só sobre ela, e colocar um trecho de sua entrevista e um tanto de seu trabalho, ok? Assim, pra quem achar bonito e se interessar, é só dar um pulo na livraria ou na locadora. Fechado?


Marjane Satrapi nasceu em Rasht, no Irã, em 1969, e atualmente vive em Paris. Estudou no liceu francês de Teerã, onde passou a infância. Bisneta de um imperador do país, teve uma educação que combinou a tradição da cultura persa com valores ocidentais e de esquerda.


Aos 14 partiu para o exílio na Áustria, e depois retornou ao Irã a fim de estudar belas-artes. Tornou-se mestre em comunicação visual pela universidade de Teerã. Logo em seguida mudou-se para a França, trabalhando como ilustradora e autora de livros infantis. Em 2000 lançou o primeiro volume de sua hq autobiográfica, Persépolis - que teve ao todo quatro volumes. Em 2007 co-dirigiu uma adaptação de sua obra, com Vincent Paronnaud. O filme foi selecionado para o festival de Cannes.  

Marjane e Vincent
 "No primeiro livro eu tinha a vantagem de fazer algo bonito, porque eu sou apenas uma garota pequena, e não sou eu quem toma todas as decisões, não sou eu quem faz qualquer coisa. Assim, o mundo em volta de mim mudou, eu sou testemunha dessa grande mudança em torno de mim. A guerra começa, e depois de um tempo torna-se completamente normal, a situação da guerra. A sensação de que estou evocando no segundo livro é mais um problema de quando você está indo para uma nova cultura e realmente quer se adaptar, e você com certeza quer ser integrado. Você tem que esquecer a sua própria cultura em primeiro lugar. Você sabe, porque a cultura assume todo o espaço dentro de você. Se você quer que outra cultura entre em você, é preciso se livrar da primeira, e depois escolher o que deseja das duas e engoli-las novamente. 

Mas há o momento em que você olha para tudo e vê esta falta de identidade. Você não sabe mais quem você é. Que deseja muito estar integrado, mas, ao mesmo tempo você tem uma coisa toda que está dentro de você. É o problema que acontece quando se sai e volta, você se torna um estrangeiro em qualquer lugar. Eu sou uma estrangeira no Irã. Eu não vou correr o risco de voltar para o meu país mais, mas ao mesmo tempo, é um bom sentimento não pertencer a nenhum lugar mais, ao mesmo tempo, é um sentimento difícil. Então, se eu escrevi um livro e disse que eu estava preocupado com a situação no Irã o tempo todo, isso seria muito falso. Qualquer um dos que se mudaram do Irã - e havia muitos de nós que fizeram isso sem os pais - todos nós temos passado por este desejo de fazer parte de uma nova sociedade. E o engraçado é que todos os amigos iranianos que tenho agora, que deixaram o país sozinho aos 12, 13, 14 anos, tornaram-se extremamente iranianos depois de todos esses anos.

Porque quando se é jovem, misturar o fanatismo do governo do Irã com a cultura do seu país acaba sendo natural. Quando se é muito jovem, é tão difícil passar o tempo todo justificando-se por causa de sua nacionalidade. Uma pergunta simples que para todos tem uma resposta de uma palavra é " De Onde você é?" - "Eu sou francês." Para um iraniano, é uma explicação de uma hora: "Eu sou iraniano, mas, eu sou iraniana, mas ... "

Quando se é jovem é odiável responder a essa pergunta. Bem, hoje eu só dizer "eu sou iraniana", e eles dizem "Você é iraniano?" E eu digo "Sim, é um fato, eu sou iraniana. Eu nasci lá, eu tenho o cabelo preto. Sim, eu sou uma pessoa iraniana, o que posso fazer? "Desde que escrevi o livro, ninguém pode me dizer" Dá-me uma explicação. "Acho que agora a minha explicação é apenas" Leia o livro e você vai ver. "Este livro me permitiu não falar muito mais. 

Eu posso viver 50 anos na França e meu carinho será sempre com o Irã. Eu sempre digo que se eu fosse um homem eu poderia dizer que o Irã é a minha mãe e a França é minha esposa. Minha mãe, se ela é louca ou não, eu morreria por ela, não importa o que ela seja, é minha mãe. Ela está em mim e eu sou ela. Minha esposa eu posso enganar com outra mulher, eu posso deixá-la, eu também posso amá-la e fazer seus filhos, eu posso fazer tudo isso, mas não é como com minha mãe. Mas em nenhum lugar é a minha casa mais. Eu nunca terei qualquer outra casa.

Você vê, o problema básico de um país como o meu, além do regime, além do governo, é a cultura patriarcal que está levando o meu país. Que é o pior. É por isso que o governo ainda está lá. Tudo o que toca, dá a sua interpretação da coisa. Quando toca a psicologia que diz que a mulher é mais sensível que o homem. Quando toca a medicina diz que nosso cérebro é um pouco de peso inferior ao do homem. Quando toca qualquer coisa que dá sua própria interpretação, e a interpretação vai para a política, à religião, para tudo. Então essa é a situação. 

Você sabe, as feministas ficam muito bravas quando eu digo que não sou uma feminista. Eu sou uma humanista. Eu acredito em seres humanos. Depois do que tenho visto no mundo, eu não acho que as mulheres são melhores do que os homens. Veja o que os soldados mulheres fizeram no Iraque, que não era melhor do que os homens. Margaret Thatcher era uma mulher, olha o que ela fez à Grã-Bretanha. Ou Madeleine Albright? Assim, as mulheres não são melhores do que os homens"

3 comentários:

  1. é sempre bom ver as mulheres dos quadrinhos aqui.
    foi muito legal você postar essa fala dela, dá o que pensar. :)

    ResponderExcluir
  2. Porcamente traduzido por mim e pelo google, mas acho que dá pra entender.

    ^^

    ResponderExcluir
  3. Mas acho que a Marjane se equivoca quando insinua que o feminismo diz que as mulheres são melhores que os homens. Isso não é feminismo. Feminismo é a idéia de que homens e mulheres são iguais (não uma igualdade "física", obviamente, mas igualdade no sentido moral, no sentido de consideração de interesses).

    ResponderExcluir