terça-feira, 1 de novembro de 2011

Rosa Parks


A dica deste post veio de uma leitora de Araçatuba, a Joice Martins. Eu nem conhecia a história de vida da Rosa Parks, e foi sem dúvida uma bela descoberta.  

Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks, nasceu no estado do Alabama, Sul dos Estados Unidos, em 1913, época em que os negros não tinham muita vez, principalmente no sul. Nasceu e cresceu em uma fazenda, e devido a problemas de saúde na família, foi obrigada a interromper os estudos e começou a trabalhar como costureira.
Em 1932 casou-se com Raymond Parks, membro da Associação Nacional Para o Progresso de Pessoas de Cor, uma organização que luta pelos direitos civis dos negros, da qual Rosa se tornou militante.
Tornou-se símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos por, em  de dezembro de 1955, por ter-se recusado frontalmente a obedecer a ordem do motorista do ônibus em que se encontrava para se levantar e dar seu lugar a um homem branco, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado Boicote aos Ônibus de Montgomery, e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista.


Quatro dias depois ela foi a julgamento, acusada de conduta desordeira e violação de lei local. O julgamento durou meia hora e ela foi considerada culpada, sendo multada no valor de dez dólares, mais 4 por despesas judiciais. Numa entrevista em 1992, ela lembrou:
“Eu não queria ser maltratada, eu não queria ser privada de um lugar que eu tinha pago. Houve oportunidade para eu tomar uma posição para expressar a maneira como eu me sentia sobre ser tratada dessa maneira. Eu não tinha planejado ser presa. Eu tinha muito o que fazer pra ir parar na cadeia. Mas quando tive que enfrentar essa decisão, não hesitei em fazê-lo, pois eu senti que tínhamos suportado por muito tempo. Quanto mais nos doamos, mais aceitamos esse tipo de tratamento, e mais opressivo isso se torna”
Foi através dessa atitude que o então jovem pastor negro Martin Luther King, Jr., concordando com a atitude de Rosa Parks, incentivava em seus sermões os negros fiéis a fazerem o mesmo. A atitude solitária de Rosa tornou-se um modelo para milhares de outros negros, mostrando que ela não estava sozinha.

Mesmo tornando-se um ícone, a vida não facilitou pra ela. Perdeu o emprego na loja de departamento em que trabalhava, e logo seu marido pediu demissão após seu patrão proibi-lo de falar sobre sua mulher. Mudaram duas vezes de estado, e Rosa ia se sustentando como costureira. Até que em 1965, o congressista John Conyers a contratou como recepcionista em seu escritório em Michigan, Chicago. Ela trabalhou lá até 1988. Seu marido morreu de câncer de garganta em 77.


Rosa Parks fazia muitas palestras pelo país, mas doava a maior parte do dinheiro para causas pelos direitos civis. Morreu velhinha, em 2005, aos 92 anos.


Um comentário: