segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dilma Rousseff


Meu, entrei na Wikipedia pra pesquisar a vida da Dilma, mas é impossível! Tipo, a página é gigantesca, que preguiça. Enfim, vou me esforçar pra sintetizar e selecionar os melhores momentos e talz. Pq a Dilma honra o rolê? Oras, pq lutou contra a ditadura, e pq foi a primeira presidente mulher do Brasil (que eu chamarei de presidenta, ok?). Então vamos lá.


Dilma Vana Rousseff é mineira de BH, nascida em 1947, filha de pai advogado e mãe dona de casa. No ensino médio começou a militar no movimento estudantil, especialmente por conta do recente golpe militar. Com 17 anos ingressou na Política Operária, uma organização do PC brasileiro. Esse grupo de dividia entre os que queriam implementar o socialismo por assembléias e os que curtiam mais a luta armada. Dilma ficou com o segundo grupo, que deu origem ao Comando de Libertação Nacional - conhecido como COLINA. Casou-se aos 20 com um companheiro de luta.


Segundo companheiros de militância, Dilma teria desenvoltura e grande capacidade de liderança, impondo-se perante homens acostumados a mandar. Não teria participado diretamente das ações armadas, pois era conhecida por sua atuação pública, contatos com sindicatos, aulas de marxismo e responsabilidade pelo jornal O Piquete. Apesar disso, aprendeu a lidar com armamentos e a enfrentar a polícia.


Três anos depois de se casar a coisa já não estava tão boa. Se separou pacificamente, e conheceu um advogado gaúcho - Carlos - numa reunião de militantes. Ficaram 30 anos juntos. O grupo da galera da Dilma de uniu com o grupo da galera do Lamarca, formando o grupo VAR-Palmares. Eles planejaram muita coisa, inclusive sequestrar o safado do Delfim Neto, mas o esquema não virou muito, e o grupo logo se desfez.


1970. A casa começou a cair pra diversos companheiros de luta. Os policiais conseguiram informações - através de tortura - para capturar um militante que estaria num bar da rua Augusta. A Dilma estava indo encontrá-lo e acabou abordado. Estava armada e rodou. Foi levada pra Oban, onde foi torturada por 22 dias, com palmatória, socos, pau de arara, choque elétrico e cadeira de dragão. Foi condenada em primeira instância a 6 anos de prisão. Teve os direitos políticos cassados por 18 anos. Em 2005, declarou:

Eu não vou esconder o que eu fui e não tenho uma avaliação negativa. (…) Tenho uma visão bastante realista daquele período. Eu tinha 22 anos, era outro mundo, outro Brasil. Muita coisa a gente aprendeu. Não tem similaridade o que acho da vida hoje.

Dilma saiu do presídio no final de 72, magra e doente. Passou um tempo com a família em Minas, depois ficou com uma tia em Sampa, e por fim se mudou pra Porto Alegre, onde seu marido Carlos cumpria pena. Graduou-se em economia em 77, e trabalhou como estagiária na Fundação de Economia e Estatística. Seu segundo emprego veio na metade dos 80, como assessora da bancada do PDT na assembléia legislativa do RGS.


Bem, e agora, o que mais? De 90 a 94 ela foi presidente daquele primeiro trampo onde ela foi estagiária. Em 2000 se separou do segundo marido. Em 2003 foi ministra de minas e energia do Brasil, e em 2005, ministra chefe da casa civil do Brasil. E o que veio depois, einh, einh? hehehehe, presidente do Brasil! Ou melhor, presidenta!



Nenhum comentário:

Postar um comentário