sexta-feira, 23 de março de 2012

Bettie Page


Qualquer criança que curta rockabilly ou tatuagem, ou, sei lá, fetiche, sabe quem é a Bettie. Um ícone, até hoje considerada a Rainha das Pin-ups.


Betty Mae Page nasceu em 1923, numa família pobre, a segunda de seis filhos. Quando tinha 8 anos seu pai foi preso por alcoolismo e desordem, sua mãe teve que arrumar dois empregos e Bettie foi pro orfanato com sua irmã, onde passou um ano.


Quando tinha 15 anos, Bettie foi violentada pelo pai, que havia voltado da cadeia. Mas mesmo com essa miserável vida de merda, ela era uma boa estudante, muito interessada em cinema e no mundo da moda. Ganhava algum dinheiro com costura, e coordenava o grupo de artes dramáticas na escola.


Aos 20 anos casou-se com o namorado e saiu de Nashville pra ir morar em São Francisco. Viajou com ele para o Taiti, conhecendo um mundo exótico que influenciaria seu trabalho posteriormente. Divorciaram-se após 5 anos de casamento.


Bettie foi então pra Nova Iorque, onde conheceu o policial, e também fotógrafo, Jerry Tibbs, que criou essa imagem de pinup, aconselhando a franja pq a testa de Bettie era muito larga. Investindo na moda, ela criou sua própria linha de maiôs, bikinis e tangas.









Ela tinha um trabalho como secretária, mas posava como freelancer - o que se provou mais lucrativo. Numa dessas sessões de fotos, o fotógrafo disse que só pagaria se ela fizesse poses com bondage. Foi aí que o presidente do senado a chamou pra depor, por apologia ao sadomasoquismo. Era o necessário para que uma porção de revistas a chamasse pra posar como dominatrix.


Em 1955 posou para a playboy, sendo muito bem acolhida por Hugh Hefner, que aliás sempre a ajudou financeiramente, até o final de sua vida.


Em 1958 casou-se novamente, tornando-se uma devota religiosa e abandonando permanentemente a vida artística. O fim de sua vida foi marcado pela depressão, mudanças violentas de ânimo e vários anos de internação em um hospital psiquiátrico público.

Seu site: http://www.bettiepage.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário