sexta-feira, 23 de março de 2012

Greta Garbo


Sem dúvida a figura mais glamourosa e misteriosa do cinema. É a diva da qual mesmo o muito que se fale ainda é pouco. Mais aí vai um resumão.


Greta Lovisa Gustafson. Nascida na Suécia, em 1905. Filha mais nova de três irmãos, começou a trabalhar aos 14 anos, como vendedora numa barbearia. E logo começou a estrelar comerciais publicitários de lojas de departamento, e também de padarias. Caiu nas graças do público sueco.


Estudou arte dramática por dois anos e foi apadrinhada pelo diretor finlandês Mauritz Stiller, como qual fez um filme. Foram pra Alemanha, onde conheceram o diretor Pabst, com quem filmou em 1925.


Quando Louis B. Mayer – o chefão da MGM - viu o filme que Greta havia feito com Mauritz, ficou fascinado e chamou os dois pra ir pra Hollywood. Foi então que ela mudou seu nome, fato pro qual há inúmeras versões diferentes.


Contudo, a atriz sueca não falava nada de inglês. E além disso ela era gorduchinha, tinha cabelo crespo e era meio dentuça. Então o chefão lhe ordenou uma rígida dieta, alisamento no cabelo e uma correção nos dentes. Em pouco tempo ela passou de uma pós adolescente fofucha pra um mulherão fatal.


Mas ela foi deixada meio na geladeira pelo Mayer. A virada veio em 1925, quando ela fez um ensaio fotográfico com Arnold Genthe, publicado pela Vanity Fair.




Dada a sensualidade evidente de Garbo, foi dado o aval do estúdio pra que seus filmes saíssem do papel. Seu primeiro filme americano saiu em 1926, Os Proscritos. Então teve início um reinado de quase duas décadas no cinema, marcado por um grande sucesso de público.


E então, aos 36 anos, Greta Garbo decide abandonar o cinema. Um tanto pelo mau desempenho de um filme que havia feito com George Cukor, Duas Vezes Meu, mas também pelo horror da Segunda Guerra Mundial, e também por estar cansada de uma vida de trabalho ininterrupto.


Seus planos eram dar um tempo até a guerra acabar. Mas essa pausa durou até sua morte, em 1990. Durante todos esse tempo que permaneceu longe do cinema, inúmeras vezes se cogitou sua volta às telas. Mas isso nunca rolou, na real. Greta Garba acabou tornando-se um mito, uma lenda da era em que Hollywood sugava seus astros e os cuspia depois.


Garbo, em 1951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário