sábado, 10 de março de 2012

Madonna


Madonna: o ícone máximo da música pop do século XX. Sem discussão.


Madonna Louise Ciccone nasceu em 1958, em Michigan, filha de mãe franco-canadense e pai italiano, era a terceira de seis irmãos. Sua mãe morreu quando ela tinha 5 anos, e mais tarde seu pai casou-se com a governanta. Embora sempre quisesse ser alguém na vida e estudasse muito pra isso, Madonna foi desenvolvendo um comportamento de rebeldia, tornando-se a clássica ‘mina locôna’.


Recebeu bolsa de estudos pra faculdade de dança, que ela cursou até a metade, largando tudo pra ir pra Nova Iorque, com 35 dólares no bolso, onde trabalhou como garçonete e com grupos de dança moderna. Em 1979 se apaixonou por um músico chamado Dan Gilroy e montou uma banda com ele, o Breakfast Club, onde ela cantava, tocava bateria e guitarra. Mas no ano seguinte saiu da banda pra montar outra, Emmy, com um ex-namorado.




Em 81 fez backing vocals pra banda dum cantor alemão, o que impressionou o DJ e produtor Mark Kamins, o que levou à assinatura do seu primeiro contrato, e ao lançamento de seu primeiro single, em outubro de 82, Everybody, que virou sucesso nas pistinhas.


Seu álbum de estréia vendeu pra cacete, e seus videoclipes e shows passaram a influenciar fortemente o público feminino. O estilo da Madonna virou tendência da moda. Seu segundo álbum, Like a Virgin, de 84, foi um sucesso estrondoso. Claro que ela despertava a ira dos conservadores, mas, ah, foda-se eles. Vale a pena dar uma olhada na icônica apresentação dela na MTV em 84.



Em 1985 fez uma ponta no filme Vision Quest, e no mesmo antes Procura-se Susan Desesperadamente. Nesse mesmo ano começou a namorar e casou com o Sean Penn, relacionamento que durou até 1987.


Madonna afirmou que estava totalmente obcecada com a carreira e não estava em condições de lidar com uma relação. Em 89 lançou um comercial genial pra Pepsi, que foi condenado pelo Vaticano. Hahhahaha.


Em 1990 estrelou a talvez melhor adaptação de quadrinhos pro cinema já feita, Dick Tracy. Nesse ano começou a turnê Blond Ambition World Tour, levando o papa e os católicos à loucura, e ganhando o Grammy pelo registro da turnê. Foi durante a turnê que foi filmado o doc Na Cama com Madonna. Lançou The Immaculate Collection, vendendo horrores e lançando um videoclipe que foi banido da MTV.


"Porque é que as pessoas estão dispostas a ir assistir a um filme sobre pessoas sendo reduzidas a pedaços sem motivo algum, e ninguém quer ver duas meninas e dois meninos se beijando? [...] A MTV tem sido muito boa para mim, e eles conhecem seu público. Se o vídeo é forte demais para eles, eu entendo.

Em 1992 lançou sua própria empresa de entretenimento, chamada Maverick. Foi por ela que foi lançada o livro de fotos safadas, Sex, que vendeu horrores (ah, que novidade!). Lançou o álbum Erotica e o filme Corpo em Evidência, que, se não é aquela maravilha, pelo menos é um suspense bem bacana (eu gosto bastante). Essa foi uma fase foda, em que Madonna chegou aos limites de sua figura como renegada sexual. Enfrentando críticas de crítica e de fãs, ela resolveu pegar mais leve no role da putaria.

(Pra quem quiser ver as fotos do Sex, entra aqui, firmeza? http://jozefzidarov.blogspot.com/2009/06/madonna-and-steven-meisel-photo-book.html )

Foi então que em 1995 ela estrelou o monumental Evita, do Alan Parker. Ganhou o globo de ouro de atriz e o Oscar de canção. Em 96 teve sua primeira filha, Lourdes Maria Ciccone Leon. A partir daí ela se envolveu com o misticismo da Cabala. Em 2000 começou a namorar Guy Rithie, com quem se casaria e teria seu segundo filho, Rocco Rithie.


O que dizer além disso? Madonna continuou fazendo muito sucesso. Até hoje. Aos 53 anos exibe uma forma física invejável, e, mesmo que continuem a aparecer dúzias de pretensas sucessoras todos os anos, permanece intacta em seu merecidíssimo posto de maior diva do pop.


Nenhum comentário:

Postar um comentário