sábado, 7 de abril de 2012

Yoani Sánchez



Talvez a maioria de vocês já tenham lido algo sobre ela, já que ela é relativamente popular no meio do jornalismo. Yoani é uma cubana que mantém o blog Generacion Y desde abril de 2007, onde escreve sobre diversos assuntos de seu cotidiano. O que a faz especial é que seus textos são uma revelação sobre a vida em Cuba, um grande mistério pra quem não mora lá. Ela é assumidamente anti-castrista, odeia o regime cubano e fala mal dos caras na caruda. Claro que ela caiu nas graças dos americanos, né. Mas vamos à sua bio. [pra quem preferir, taqui um link de uma reportagem sobre ela na Piauí http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-27/carta-de-havana/a-voz-da-geracao-y]


Ela nasceu em 1975, em Centro Havana, neta de imigrantes espanhóis que chegaram em Cuba nos anos 20. Passou a infância nesse bairro pobre e violento, e na adolescência tentou cursar jornalismo na universidade, mas não conseguiu. Então fez dois anos de pedagogia, transferindo-se depois pra filologia.  

"Havia compreendido o que era ser jornalista em Cuba, um lugar onde não há liberdade de imprensa e onde um jornalista se dedica a repetir como um papagaio o que dizem as autoridades. Dei-me conta que queria ser filóloga, que havia nascido para ser filóloga, embora nem soubesse como se chamava a minha profissão."

Conheceu seu marido, Reinaldo – 29 anos mais velho –, quando entrou na Faculdade de Filologia. Eles tiveram um filho juntos, em 1995. Reinaldo, que era jornalista, hoje trabalha como mecânico de elevadores. Mas como a maioria dos cubanos, eles se viram como podem. Dão aulas de espanhol pra turistas alemães, fazem visitas guiadas com turistas – geralmente estudantes -, enfim, vão sobrevivendo.


Em 2002 ela emigrou pra Suíça, for razões econômicas, onde descobriu o computador como profissão e meio de subsistência. Claro, as condições em Cuba são altamente desfavoráveis pra se ter acesso à internet. Mas logo em 2004 ela retornou pra Cuba, pois estava com muita saudade da família. E voltou pra ficar.
Daí, como já disse antes, em 2007 ela começou a editar o Generacion Y. Na época ela trabalhava como webmaster, escritora e editora do portal Desde Cuba, e junto com amigos da revista cubana Consenso, criou o blog. Sua popularidade chegou a níveis altíssimos. Alguns de seus posts chegaram a receber 6 mil comentários.


Então, em março de 2008 o governo cubano implementou um sistema de filtragem que impede que o blog seja acessado de dentro da ilha. Como não podia visualizá-lo, Yoani contava com a ajuda de colaboradores fora de Cuba, enviando textos por email, e lhes confiando sua manutenção. Em fevereiro de 2011 o governo liberou o acesso ao blog.

[Ela tmb tem um canal no youtube, o link é esse: http://www.youtube.com/user/YoaniSanchez?ob=0&feature=results_main]


Hoje seu site é traduzido pra 20 línguas. Vale a pena dar uma espiada:


Nenhum comentário:

Postar um comentário