domingo, 6 de maio de 2012

Sandra de Sá


Sandra Cristina Frederico de Sá.


Carioca, nasceu em 1955. Neta de um caboverdiano, e filha de um baterista, cresceu num ambiente musical, frequentando desde cedo a gafieira, bailes de soul, e rodas de samba. Aprendeu sozinha a tocar violão, e compunha ela própria suas primeiras músicas.


Aos 22 anos começa a estudar psicologia na universidade, mas resolveu largar na reta final, pra se dedicar à música. Uma de suas composições, "morenando", fora gravada por Leci Brandão, obtendo grande sucesso.


Seu trabalho chegou ao grande público através de um festival de música promovido pela Globo, o MPB 80. Ela criou fortes laços de amizade com a família do Cazuza, tanto que o chá de bebê de seu primeiro filho rolou na casa dos pais dele, coordenada pela Lucinha Araújo.


Sandra de Sá dominou nos anos 80. Fazia uma penca de shows, lançava e vendia muitos discos, compunha várias trilhas de novela. Nos anos 90, num ritmo mais sossegado, continuou sua trajetória musical, com respaldo de crítica e público.



Através de uma brincadeira com a sigla MPB, cunhou o termo Música Preta Brasileira.
"a nossa música é essencialmente preta (suingada/balançante), pois começa e termina no tambor, no suingue. Não há ritmo que cantemos ou toquemos aqui que não contenha um toque de brasilidade. Isto é a nossa pretitude. Até porque se é popular, é do nosso povo, que é altamente miscigenado."

Em 2006 fez uma participação como atriz no seriado Antônia, comandado por Fernando Meirelles. Pra mergulhar mais nessa figura, taqui uma entrevista dela no programa do Jô, em 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário