quarta-feira, 20 de junho de 2012

Catherine Deneuve


Essa mulher é dessas encarnações da beleza e elegância supremas, dotada de um talento hipnótico quase sobrenatural. Seja trabalhando com os grandes, como Polanski, Truffaut, Buñuel, Demy, ou com a galera da nova geração, como o Ozon, Catherine eleva o nível do filme com sua magnética presença.



Deneuve e Vadim

Nascida em 1943, em Paris, estreou no cinema aos 13 anos, trabalhando durante a adolescência em pequenos filmes do Roger Vadim, com quem teve um relacionamento e um filho. Aos 21 anos chegou ao estrelato com o maravilhoso musical de Jacques Damy, Os Guarda Chuvas do Amor.

Aqui está o filme completo, em francês, com legendas em inglês [aconselho baixar, é belíssimo]




Deneuve e Bailey

Casou-se com o fotógrafo de moda David Bailey e após o fim do casamento se envolveu com Marcello Mastroianni, com quem teve uma filha. Durante os anos de 1960 e 70 estrelou grandes sucessos do cinema, ganhando respeito e notoriedade em todo o mundo.





Sendo uma das grandes belezas do mundo, a imagem do seu rosto foi usada para representar Marianne, o símbolo nacional da república francesa.


Foi também o rosto da Chanel nº5, fazendo com que as vendas nos EUA subissem. É a musa do estilista Yves Saint Laurent, e até hoje faz campanhas pra marcas como L´Oreal Paris. Desde os anos 80 tem sua própria marca de perfume, óculos, sapatos e jóias.







Já foi embaixadora da boa vontade da Unesco, e está constantemente envolvida com questões políticas, apoiando causas dos órfãos da África, luta contra a AIDS e câncer. Em 1972 fez parte do grupo chamado Manifesto of the 343 sluts, formado por mulheres que admitiram ter praticado abortos ilegais, e lutavam pra que a prática fosse legalizada e tornada segura para a mulher.




Um comentário:

  1. Essa mulher é muito divina. Representação de elegância, charme, classe, beleza e sofisticação. Uma verdadeira deusa do cinema!

    ResponderExcluir