quarta-feira, 20 de junho de 2012

Claude Cahun



Claude Cahun (1894 – 1954)  foi uma fotógrafa e escritora francesa. Seu trabalho se caracteriza tanto por aspectos políticos quanto pessoais, trabalhando com frequência os conceitos de gênero e sexualidade. Começou fazendo autorretratos quando tinha 18 anos, em 1912. Era muito próxima de André Breton e outros artistas surrealistas – o que influenciou claramente seu trabalho, chegando a participar de algumas exposições surrelistas, como a Exposição Surrealista Internacional de Londres e a Exposição Surrealista de Objetos em Paris, ambas em 1936.


Seu nome original era Lucy Renée Mathilde Schwob, e o pseudônimo foi escolhido intencionalmente por se tratar de um nome tanto masculino quanto feminino. Vivia com sua companheira, Suzanne Malherbe, que usava o pseudônimo de Marcel Moore, e com ela realizava diversos trabalhos escritos, em escultura, fotomontagens e colagens. Seus trabalhos mais conhecidos são o autorretrato.


Em 1937 Claude Cahun e Suzanne Malherbe se radicam em Jersey na costa da Normandia Francesa. Após a explosão da Segunda Guerra Mundial e a invasão alemã na França, elas se tornam ativistas da resistência e propagandistas contra a guerra. Nesse período trabalharam extensivamente na produção de panfletos contra os alemães, denunciando seus crimes e insolência. Suas ações eram políticas sem deixar de serem artísticas. Cahun usou muito de seu talento e de seu trabalho, durante toda a sua vida, para tentar minar poderes autoritários. Ela e sua companheira chegaram a ser presas e sentenciadas à morte, o que acabou não acontecendo. No entanto, a saúde de Claude Cahun nunca se recuperou dos maus tratos sofridos na prisão. Ela morreu em 1954 e foi enterrada junto de sua companheira Suzanne Malherbe.


























E aqui um vídeo bacana (em francês) sobre a artista, feita pelo museu Jeu de Paume.



Nenhum comentário:

Postar um comentário