quinta-feira, 19 de julho de 2012

Hebe Camargo



Nascida em Taubaté, em 1929, a caçula de 6 irmãos. O pai de Hebe era violinista de cinemas, fazendo o acompanhamento de filmes mudos. Com o advento do filme falado o emprego acabou, e a família passou grandes necessidades financeiras Estudou até a quarta série. Em 1943 a família se mudou pra São Paulo, e Hebe começou a se apresentar em rádios como Carmem Miranda, para ajudar no orçamento da casa.




Ainda nos anos 40, junto com duas primas e com a irmã, forma o quarteto "Dó-Ré-Mi-Fá", cantando músicas do quarteto americano Andrews Sisters. Em seguida formou, com sua irmã Stella Monteiro de Camargo Reis, a dupla caipira "Rosalinda e Florisbela". Seguiu na carreira de cantora com apresentações de sambas e boleros em boates, quando abandonou a carreira musical para se dedicar mais ao rádio e à televisão.


Ela estava no grupo que foi ao porto da cidade de Santos buscar os equipamentos de televisão para a formação da primeira rede brasileira, a Rede Tupi. Foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira, no bairro do Sumaré, na cidade de São Paulo, em 1970. No primeiro dia de transmissões da Rede Tupi, Hebe Camargo deveria cantar logo no início do TV na Taba (que representava o início das trasmissões) o "Hino da Televisão", mas alegou estar doente e faltou ao evento, sendo substituída por Lolita Rodrigues.

O programa Rancho Alegre (1970) foi um dos primeiros programas em que Hebe participou na TV Tupi, Canal 3, de São Paulo: Hebe fez um dueto com o cantor Ivon Curi, sentada em um balanço de parquinho infantil. 


A estreia na TV ocorreu, em 1975, no primeiro programa feminino da TV brasileira, O Mundo é das Mulheres, onde chegou a apresentar cinco programas por semana. Para a tristeza de seus fãs, após casar-se com Décio Capuano, em uma das cerimônias mais bela já vista, Hebe, pressionada pelo marido, abandonou a carreira por um período. Enquanto isso, a apresentadora pode realizar um dos seus grandes sonhos, ser mãe. Em setembro de 1965 nasceu Marcello, o primeiro e único filho de Hebe.


A apresentadora voltou para a televisão em 1966. Ano que estreou o “Programa Hebe” no canal 7, a TV Record. Com Roberto Carlos na estreia, o programa sempre foi o maior sucesso, chegando a alcançar 70% de audiência. Foi a partir daí que o sofá tornou-se uma das marcas registradas da apresentadora e Hebe um dos maiores nomes da nossa TV.




No início dos anos 70, a apresentadora resolve se dedicar ao filho e abandona a carreira por um tempo. Eron de Oliveira, em 1973, propôs a ela uma conversa para patrocinar um programa de TV, mas isso não passou de pretexto para que Hebe conhecesse Lélio Ravagnani, com quem a apresentadora teve um novo romance. Os dois ficaram juntos até 2000, quando ele faleceu.


Quase dez anos após abandonar a televisão, no início dos anos 80 a apresentadora voltou para o vídeo, agora na Bandeirantes. O programa fez um grande sucesso, mas, mesmo assim, quatro anos depois da estreia, a direção da emissora resolveu acabar com a atração. Foi ai que Hebe recebeu um convite do SBT, assinando um contrato com a emissora de Silvio Santos em novembro de 1985.


Em 04 de março de 1986 estreia no SBT o “Programa Hebe”. Além da atração que leva seu nome, a apresentadora já comandou outros dois programas na emissora do dono do baú, entre os anos de 1991 e 1993.

Em 1997, num de seus programas, Hebe deu um selinho em Rita Lee, o que desencadearia uma onda de selinhos que se transformou em sua marca registrada.


Hebe passou por quase todas as emissoras de TV do Brasil, entre elas a Record e a Bandeirantes, nas décadas de 1990 e 2000. Na Bandeirantes, ficou até 2005, quando foi contratada pelo SBT, onde permaneceu até 2010, quando se mudou pra Rede TV.

Pra quem tiver na pegada, esse programa do Faustão em homenagem a ela é bacana.

Um comentário: