sexta-feira, 19 de julho de 2013

Betty Friedan


Betty Friedan foi uma escritora norte-americana, ativista e feminista. Nascida Bettye Naomi Goldstein em 4 de fevereiro de 1921, em Peoria, Illinois, filha de Harry e Miriam (Horwitz) Goldstein, cujas famílias eram de judeus da Rússia e da Hungria. 


Quando adolescente, Friedan era ativa nos círculos tanto marxistas quanto judaicos, e escreveu mais tarde como ela se sentia as vezes isolada como se estivesse na última comunidade do mundo, o que a fez sentir "paixão contra a injustiça ... que se originou a partir de meus sentimentos de injustiça do anti-semitismo". Envolveu-se no jornal da escola no ensino médio. Quando seu pedido para escrever uma coluna foi recusado, ela e outros seis amigos lançaram uma revista literária chamada Tide, que discutiu a vida em casa, em vez de vida escolar.


Entrou na faculdade feminina Smith em 1938. Ela ganhou uma bolsa de estudos em seu primeiro ano pelo excelente desempenho acadêmico. Em seu segundo ano, ela tornou-se interessada em poesia, e tinha muitos poemas publicados em periódicos do campus. Em 1941, ela tornou-se editor-chefe do jornal da faculdade. Os editoriais tornou-se mais políticos sob a sua liderança, tendo uma forte postura anti-guerra e, ocasionalmente, causando polêmica. Ela se formou summa cum laude em 1942, com especialização em psicologia.


Figura de liderança no movimento das mulheres nos Estados Unidos, seu livro de 1963, A Mística Feminina (The Feminine Mystique) é creditado frequentemente com desencadeador da "segunda onda" do feminismo norte-americana do século 20. Em 1966, Friedan fundou e foi eleita a primeira presidente da Organização Nacional para as Mulheres, que visavam trazer as mulheres "para o mainstream da sociedade americana agora totalmente igual parceria com os homens".


Sobre seu livro mais famoso, há uma síntese na wikipedia:
A Mística Feminina (em inglês: The feminine mystique) é um livro da autoria de Betty Friedan e publicado em 1963, tornando-se num dos mais importantes livros do século XX.
O livro foi resultado de anos de pesquisa da autora, que entrevistou mulheres que seguiam os preceitos dos anos 1940 e 1950 (nos quais as atividades femininas ficaram restritas à atuação como donas-de-casa), quanto empresários, médicos e publicitários.
A idéia central do livro está na observação de que a mulher foi mistificada após a Crise de 1929 e mobilização para a Segunda Guerra Mundial, sendo considerada fundamentalmente como mãe e esposa zelosa. Assim, a educação da menina desde a infância não a estimulava a ser independente, mas a desenvolver habilidades apenas para se casar e viver em função dos filhos e do marido. Com o passar dos anos, a mulher se sentia frustrada e desenvolvia diversos distúrbios psicológicos que oscilavam da depressão ao consumismo.
Como no período pós-Segunda Guerra foi também a solidificação do progresso estadunidense e do "american way of life", foi possível concluir que a frustração feminina de apenas viver para os outros era canalizada para aumentar o consumo desse período. Dessa forma, as desigualdades de tratamento entre mulheres e homens eram usadas para justificar uma obrigatória dedicação ao lar que era compensada pelo estímulo à economia da época através do incremento das frustrações e opressão femininas no âmbito doméstico.

Em 1970, após deixar o cargo como primeira presidente da NOW, Friedan organizou uma greve das mulheres em todo o país para a Igualdade no dia 26 de agosto, o 50 º aniversário da décima nona alteração à Constituição dos Estados Unidos que concede às mulheres o direito de votar. A greve nacional foi um sucesso além das expectativas na ampliação do movimento feminista; sozinho a marcha liderada por Friedan em Nova York atraiu mais de 50 mil homens e mulheres. Em 1971, Friedan se juntou a outras líderes feministas para estabelecer o National Women's Political Caucus. Friedan também foi uma forte defensora dos direitos de alteração de proposta de igualdade da Constituição dos Estados Unidos, que passou pela  Câmara dos Deputados dos Estados Unidos (por um voto de 354-24) e do Senado (84-8), após intensa pressão por grupos de mulheres liderada pela NOW no início de 1970. Após a passagem da alteração pelo Congresso, Friedan defendeu a ratificação da alteração nos estados e apoiou as reformas de direitos de outras mulheres: ela fundou a Associação Nacional para a Revogação das Leis do aborto, mas mais tarde foi crítico das posições centradas no aborto de muitas feministas liberais.

infelizmente o vídeo não tem legenda, mas fica o registro dela em movimento.


Considerado como uma autora e intelectual influente nos Estados Unidos, Friedan permaneceu ativa na política e na advocacia pelo resto de sua vida, onde publicou seis livros. Já em 1960 Friedan foi crítico de facções extremistas e polarizadas do feminismo que atacaram grupos como os homens e as donas de casa. Um de seus livros, A Segunda Fase (The Second Stage, 1981), criticou o que Friedan viu como os excessos extremistas de algumas feministas que poderiam ser classificados como feministas de gênero.

Friedan morreu de insuficiência cardíaca em sua casa em Washington, DC, em 4 de fevereiro de 2006, seu 85 º aniversário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário