segunda-feira, 23 de abril de 2012

Annie Leibovitz



Annie Leibovitz nasceu nos Estados Unidos, em 1949, a terceira de seis filhos. De origem judaica, ainda criança viajou bastante, pois seu pai trabalhava pra força aérea americana e estava sempre em missões pelo mundo. Se interessava muito por música, na época do colégio, e um pouco depois estudou pintura no Instituto de Artes de São Francisco. Nesta fase a influência do trabalho de Henri Cartier-Bresson e Robert Frank foram decisivas em seu aprendizado de fotografia.


Seu trabalho no universo das fotos surgiu durante uma visita à família nas Filipinas, durante a guerra do Vietnã. Foi e os anos seguintes foram dedicados ao aprimoramento do ofício. Em 1969, viveu durante alguns meses em um kibutz, em Israel.



Em 1970 voltou pros Estados Unidos, indo trabalhar na recém lançada revista Rolling Stone, fotografando gente famosa. Entre 71 e 72, fotografou a banda The Rolling Stones em turnê, repetindo a dose em 75.


Em 1973 já foi nomeada chefe de fotografia da revista, cargo que ocupou até 1983. Nesses anos Annie conseguiu imprimir uma marca pessoal em seu trabalho, mesmo trabalhando dentro da indústria, redefinindo o conceito de retrato. Sua relação com os fotografados era de cumplicidade, exigindo um fundamental grau de envolvimento. Essa relação próxima era um elemento essencial em seu trabalho.

Neste vídeo é possível analisar e curtir seu método de trabalho.

Em 1980, Annie fez uma sessão de fotos com John Lennon, que foi morto 5 horas depois.

A foto tirada antes da morte do John é essa. Virou capa da Rolling Stone.

Então, em 1983 ela vai pra Vanity Fair, pra quem trabalha até hoje. Fez uma premiada campanha pra American Express e teve sua primeira exposição em 1991, na National Portrait Gallery. Em 1989 iniciou um relacionamento amoroso com a escritora Susan Sontag, que durou até a morte desta, em 2004.


 Já publicou 6 livros de fotografias. Então, como é costume quando eu trato de fotógrafas, segue aí uma seleção de seu trabalho. Como se trata de pessoas famosas, não coloquei o nome, nem a data. Tá tarde e eu tô um tanto cansado pra isso.


















































Em 2007, Annie recebeu a missão de fotografar a rainha Elizabeth II. Essa interessante tarefa pode ser conferida nessa série da BBC (infelizmente não há legendas).





Ufa, acho que vou parar por aqui.