sexta-feira, 25 de maio de 2012

Barbara Kruger



A artista visual Barbara Kruger nasceu em Nova Jersei, em 1945, numa família de baixa classe média. Depois de concluir o ensino médio, foi estudar arte e design com Diane Arbus e Marvin Israel na Escola Parsons de Design de Nova Iorque. Começou a trabalhar como designer gráfica para a revista Mademoiselle, logo tornando-se diretora de arte, função que ocupou durante onze anos. Durante esse tempo foi aperfeiçoando seu ofício e expandindo suas plataformas para fora das páginas de revista, utilizando camisetas, sacolas outdoors, posters e fotomontagens.

(este vídeo e uma montagem com suas obras)

O trabalho de Kruger caracteriza-se pelo uso de fotos manipuladas por computador, acompanhadas de legendas geralmente agressivas. O impacto é buscado, e conquistado com sucesso. Imagem e texto se reforçam na transmissão de idéias feministas, anti-consumistas e que apóiam a autonomia individual das pessoas.

Mesmo com mensagens políticas tão contundentes, seus trabalhos - desde o início de 1990 - costuma estampar a capa de diversas revistas, tais como Newsweek, Esquire e The New Republic. Seu trabalho também mobiliza galeristas e curadores, que já montaram várias exposições bem sucedidas, que incluem sempre intalações.

(neste vídeo - meio bagunçado - dá pra sacar um pouco como funciona uma exposição dela)

Neste texto da Fernanda Pequeno, dá pra mergulhar mais profundamente na obra da Barbara. É curto, aconselho a leitura: http://www.ciencialit.letras.ufrj.br/garrafa8/na-fernandapequeno.htm

Enfim, agora vamos ao que interessa. A seguir, uma extensa galeria de trabalhos de Barbara Kruger. Infelizmente não existe um site oficial da artista. O máximo que se encontra na net é esse daqui, http://www.barbarakruger.com/, feito por alguns fãs. 















































Nenhum comentário:

Postar um comentário