domingo, 18 de setembro de 2011
Asia Argento
Aria Asia Anna Maria Vittoria Rossa Argento.
Nascida em 20 de setembro de 1975, em Roma, filha da atriz Daria Nicolodi e do diretor Dario Argento, Asia foi uma criança depressiva e solitária. Introspectiva, aos oito anos publicou seu primeiro livro de poemas. Aos nove faz uma participação num filme Sergio Citti, e também em Demons 2, escrito e produzido pelo pai. Aos quatorze, fugiu de casa.
Sua relação com os pais é complicada. Principalmente com o pai, com o qual Asia nunca se sentiu próxima. Ela afirma que não começou a atuar por vocação, mas para chamar a atenção de seu pai ausente. Aos dezoito protagonizou um filme dirigido por Dario, Trauma.
Mesmo com essa pretensão bastante particular, seu talento como atriz era inegável. Aos 19 recebe o premio Donatello, na Itália, por sua atuação Perdiamoci di vista!, mesmo ano em que ela participa da produção francesa Rainha Margot. A partir daí já trabalhou com Abel Ferrara, George Romero, Gus Van Sant e Sofia Copolla. Tem uns filminhos mais pop no currículo, como Triplo X, mas é no cinema independente que se dá melhor.
Em 2000 dirige seu primeiro filme, Scarlet Diva, um doc semi documental filmado em digital. E em 2004 lança Maldito Coração, seguindo sua pegada fortemente autoral e underground.
Em 2001 teve seu primeiro filho com o roqueiro Marco Castoldi.
Em 2007 casou com o diretor Michele Civetta, com quem teve sua segunda filha.
Taqui o site dela, pra quem quiser saber um pouquinho mais: http://www.asiargento.it/
Nenhum comentário:
Postar um comentário