Nascida em Paris, em 1903, e batizada como Angela Anaïs Juana Antolina Rosa Edelmira Nin y Culmell. Seu pai era um pianista e compositor cubano, criado na espanha, e sua mãe uma cantora de formação clássica, de ascendência cubana, francesa e dinamarquesa.
Passou a infância em Paris, mas depois que os pais se separaram, mudou-se para Barcelona com a mãe e os irmãos, e depois foram todos pra Nova Iorque. Estudou só até os 16 anos, e seu primeiro trabalho foi como modelo para um artista. Depois de alguns anos nos EUA, se esqueceu do espanhol, mas nunca abandonou o francês.
Em 1923, em Havana, Anaïs se casou com seu primeiro marido, Ian Hugo, um banqueiro e artista, e no ano seguinte foram morar em Paris. Ela continuou seu interesse pela escrita, que praticava desde os 12 anos em seus diários, além de se dedicar a prática da dança flamenca. Seu primeiro trabalho publicado foi um estudo sobre a obra de D H Lawrence. Em 1939, com a aproximação iminente da guerra, volta pra NY.
Hugh Guiler (Ian Hugo) e Anaïs Nin
Esse vídeo tributo é bem bacana. Tem a narrativa dela e uma porção de fotos.
Ou sua voz nesse curta de seu primeiro marido, Ian Hugo.
Em 1947 ela se envolve com o ator Rupert Pole, 16 anos mais jovem. O mais doido é que ela se casou com ele em 1955, mesmo já estando casada com Ian Hugo (permaneceu com 2 casamentos até 1977, quando se divorciou de Hugo). Ela mantinha essa vida dupla escondendo um do outro, e se dividindo entre Los Angeles e Nova Iorque.
Rupert Pole e Anaïs Nin
Publicou diversos romances durante a vida, muitos deles com forte teor erótico. Mas sem dúvida são seus diários que ganharam maior notoriedade, dada sua relação com eminentes personalidades artísticas, literárias e psicanalíticas. Esses relatos (publicados depois da morte de Hugo, em 1985) profundamente femininos sobre essa constelação masculina lança novas luzes e perspectivas sobre personalidades muito conhecidas.
Esta é a única entrevista que eu encontrei legendada.
Após 3 anos de luta contra o câncer, morreu em 1977, na Califórnia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário