sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Carolina Maria de Jesus


Meu Avô

Quando estava contente, cantava:
Cuidado com esta negra!
Que esta negra vai contá.
Cuidado que esta negra
É puxa-saco da sinhá.
Cuidado com esta negra
Que esta negra já contô.
Cuidado que esta negra
É puxa-saco do sinhô.
Esta negra é caçambeira.
Gosta só de espioná.
Esta negra é faladeira
E conta tudo pra sinhá.
Esta negra é perigosa!
Tudo que vê ela fala,
E a sinhá fica nervosa
E nos prendem na senzala.


Carolina Maria de Jesus nasceu em Minas Gerais, em 1914, numa comunidade rural onde seus pais eram meeiros. Filha ilegítima de um homem que já era casado, foi tratada como pária durante toda a infância, e sua personalidade agressiva não fez nada para aliviar a situação. Quando chegou à idade de sete anos, a mãe de Carolina forçou-a a frequentar a escola depois que a esposa de um rico fazendeiro pagou as despesas para Carolina, bem como outras pobres crianças negras no bairro. No entanto, ela parou de freqüentar a escola pelo segundo ano, mas aprendeu a ler e escrever. Ela mal sabia na época, essas coisas desempenhariam um papel muito importante na sua vida adulta. 

A mãe de Carolina tinha dois filhos ilegítimos, o que ocasionou sua expulsão da Igreja Católica enquanto ela ainda era jovem. No entanto, ao longo de sua vida, ela foi uma católica devota, mesmo nunca tendo sido readmitida na Igreja Católica. Em seu diário, ela muitas vezes fez referências bíblicas, e à Deus:
"...Eu dormi. E tive um sonho maravilhoso. Sonhei que eu era um anjo. Meu vestido era amplo. Mangas longas côr de rosa. Eu ia da terra para o céu. E pegava as estrelas na mão para contemplá-las. Conversar com as estrelas. Elas organizaram um espetáculo para homenagear-me. Dançavam ao meu redor e formavam um risco luminoso. 
Quando despertei pensei: eu sou tão pobre. Não posso ir num espetáculo, por isso Deus envia-me estes sonhos deslumbrantes para minh'alma dolorida. Ao Deus que me protege, envio os meus agradecimentos."

Em 1937 sua mãe morreu e ela foi forçada a migrar para a metrópole de São Paulo. Carolina fez sua própria casa, usando madeira, lata, papelão, e qualquer outra coisa que pudesse encontrar. Ela iria sair todas as noites para coletar papel, a fim de conseguir dinheiro para sustentar a família. Quando ela encontrava revistas e cadernos antigos, guardava para escrever dentro Ela começou a escrever sobre seu dia-a-dia, sobre como foi morar na favela. Isto irritava seus vizinhos, que não eram alfabetizados, e por isso se sentiam desconfortáveis por vê-la sempre escrevendo, ainda mais sobre eles.

Teve vários casos amorosos quando jovens, embora tenha se recusado a casar-se, por ter visto muita violência doméstica na favela. Ela preferiu permanecer independente. Todos os seus três filhos tinham pais diferentes, um dos quais era um homem rico e branco. Em seu diário, ela detalha o cotidiano de favelados e, sem rodeios, descreve os fatos políticos e sociais que ordem as suas vidas. Ela escreve sobre como a pobreza e o desespero pode levar as pessoas de alta autoridade moral a comprometer seus princípios, honra, e a si mesmos simplesmente para conseguir comida para si e suas famílias. Não há nenhuma chance de economizar dinheiro, pois quaisquer ganhos extras devem ir imediatamente para pagar dívidas.




O Diário de Carolina Maria de Jesus foi publicado em agosto de 1960. Ela foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, em abril de 1958. Dantas estava cobrindo a abertura de um pequeno parque municipal. Imediatamente após a cerimônia uma gangue de rua chegou e reivindicou a área, perseguindo as crianças. Dantas viu Carolina de pé na beira do playground gritando "Saia, ou eu vou colocar você em meu livro!" Os intrusos partiram. Dantas perguntou o que ela queria dizer sobre seu livro. Ela se mostrou tímida no início, mas levou-o para seu barraco e mostrou-lhe tudo. Ele pediu uma amostra pequena e correu no jornal.
A história de Carolina "eletrizou a cidade" e, em 1960, Quarto de Despejo, foi publicado.



A tiragem inicial de dez mil exemplares se esgotou em uma semana (a wikipédia gringa diz que foras trinta mil cópias vendidas nos primeiros 3 dias). Embora escrito na linguagem simples e deselegante de uma favelada, seu diário foi traduzido para treze idiomas e tornou-se um best-seller na América do Norte e Europa. Mas não foi somente fama e publicidade que Carolina ganhou com a publicação de seu diário, mas desprezo e hostilidade de seus vizinhos. "Você escreveu coisas ruins sobre mim, você fez pior do que eu fiz", gritou um vizinho bêbado. A chamavam de prostituta negra, que tinha se tornado rica por escrever sobre a favela, mas recusou-se a compartilhar do dinheiro. Junto com as palavras dos vizinhos cruéis, as pessoas jogavam pedras e penicos cheios nela e em seus filhos. As pessoas também estavam com raiva porque ela se mudou para uma casa de tijolos nos subúrbios com os ganhos iniciais do seu diário. "Vizinhos se juntaram ao redor do caminhão e não deixá-la partir. "Você acha que são de classe alta agora, não você", eles gritavam. Os vizinhos locais desprezava mesmo que a alta realização de seu diário aumentou o conhecimento dessas favelas ao redor do mundo. Para vizinhos locais Carolina esta publicação foi uma contusão de seu modo de vida.


A filha de Carolina, Vera, afirmou em entrevista que sua mãe sempre gostou de ser o centro das atenções, e aspirava a se tornar uma cantora e atriz. No entanto, apesar de seus esforços para o fazer, a editora informou-lhe que isso não iria beneficiar e que ela deveria continuar a escrever seus livros. Além do Quarto de Despejo, escreveu também Casa de Alvenaria (1961), Pedaços de Fome (1963), Provérbios (1963) e Diário de Bitita (1982, póstumo). Ela morreu em 1977, aos 62 anos.





sábado, 12 de janeiro de 2013

Lola Álvarez Bravo


Nascida Dolores Martinez de Anda. Ela se mudou para a Cidade do México ainda criança, depois que sua mãe deixou a família em circunstâncias misteriosas. Seu pai morreu quando ela era adolescente, e ela foi então enviada para viver com a família de seu meio-irmão, que vivem nas proximidades da Cidade do México. Foi aqui que ela conheceu o jovem Manuel Alvarez Bravo, um vizinho. Eles se casaram em 1925 e se mudou para Oaxaca, onde Manuel era contador para o governo federal. Lola ficou grávida, mas antes que ela deu à luz, eles voltaram para a Cidade do México.


Manuel tinha aprendido a fotografar ainda adolescente e iniviou Lola no ofício. Também ensinou-a a desenvolver filme e fazer impressões na câmara escura. Como ele foi seguindo uma carreira profissional na fotografia, ela tornou-se sua assistente, embora também cultivasse o desejo de se tornar fotógrafa. Eles se separaram em 1934.


Trabalhou em arquivos do governo, mas também continuou a experimentar com a fotografia e em 1936 recebeu sua primeira comissão de verdade para fotografar o coro colonial de uma antiga igreja. Ela também trabalhou na fotografia comercial, incluindo a publicidade e moda. Ela foi a diretora de fotografia do Instituto Nacional de Belas Artes e abriu uma galeria de arte em 1951, sendo a primeira pessoa a expor a obra de Frida Kahlo na Cidade do México. Ela também ensinou fotografia na Academia de San Carlos, na Cidade do México.


Inspirado por fotógrafos como Edward Weston, Tina Modotti, Alvarez Bravo estabeleceu a sua própria carreira independente. Por 50 anos ela fotografou uma grande variedade de assuntos, fazendo imagens documentais da vida cotidiana nas aldeias do México e ruas da cidade e retratos de grandes líderes de vários países. Ela também experimentou com fotomontagem.

Aqui no site do Center of Creative Photography é possível ver 177 fotos de Lola. Imperdível.

























Berenice Abbott



Berenice nasceu em Springfield, Ohio e foi criada lá por sua mãe divorciada. Ela frequentou a Universidade Estadual de Ohio, mas em 1918 mudou-se com os amigos para Greenwich Village, em Nova York, onde ela foi 'adotada' pelo anarquista Hippolyte Havel. Ela dividiu apartamento com várias pessoas, incluindo o escritor Djuna Barnes, o filósofo Kenneth Burke, e o crítico literário Malcolm Cowley. No início ela perseguiu o jornalismo, mas logo tornou-se interessada em teatro e escultura, talvez por causa de sua interação com artistas como Eugene O'Neill, Man Ray e Hartmann Sadakichi.


Ela foi para a Europa em 1921, e passou dois anos estudando escultura em Paris e Berlim. Além de seu trabalho nas artes visuais também publicou poesia na revista experimental literária Transition. Abbott começou a se envolver com a fotografia em 1923, quando Man Ray, procurando por alguém que não sabia nada sobre a fotografia e, portanto, iria fazer o que ele dissesse, a contratou como assistente de câmara escura em seu estúdio em Montparnasse. Mais tarde, ela iria escrever: "Eu tomei a fotografia como um pato à água, e nunca quis fazer outra coisa.". Ray ficou impressionado com seu trabalho e permitiu que ela usasse seu estúdio para tirar suas próprias fotografias. Em 1926, ela teve sua primeira exposição individual (na galeria "Au Sacre du Printemps") e começou seu próprio estúdio no rue du Bac. Depois de um curto período de tempo estudando fotografia em Berlim ela retornou a Paris em 1927 e começou um segundo estúdio, na rue Servandoni.


No início de 1929, Berenice visitou Nova York para encontrar uma editora americana para fotografias de Eugène Atget. Ao ver a cidade de novo, no entanto, ela imediatamente viu o seu potencial fotográfico. Voltou a Paris, fechou seu estúdio e fixou residência em Nova York em setembro. Suas primeiras fotografias da cidade foram tiradas com uma câmera de mão Kurt-Bentzin, mas logo ela adquiriu uma câmera Century Universal, que produzia negativos de 8 x 10 polegadas. Com esta câmera de grande formato ela fotografou Nova York com a diligência e atenção ao detalhe que ela tanto admirava em Eugène Atget. Seu trabalho tem proporcionado uma crônica histórica de muitos edifícios e bairros de Manhattan, hoje já destruídos.


Seu projeto era primariamente um estudo sociológico embutida dentro práticas estéticas modernistas. Ela procurou criar uma coleção de fotografias amplamente inclusivo que juntos sugerem uma interação vital entre três aspectos da vida urbana: as pessoas da cidade; os lugares em que vivem, trabalham e jogam, e as suas atividades diárias.



















quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Alice Walker


Alice Malsenior Walker nasceu em Putnam County, Geórgia, e é a caçula de oito filhos. Seu pai, que era, em suas palavras, "maravilhoso em matemática, mas um fazendeiro terrível", ganhava pouco com a criação de gado leiteiro e sua mãe complementava a renda da família trabalhando como empregada doméstica. Ela trabalhava 11 horas por dia para ajudar a pagar a faculdade de Alice.


Cresceu com uma tradição oral, ouvindo histórias de seu avô (o modelo para a personagem de Mr. em A Cor Púrpura), Walker começou a escrever, só pra ela, quando tinha oito anos de idade. "Com a minha família, eu tinha que esconder as coisas", disse. "E eu tinha que manter um monte na minha mente".


Em 1952, Walker foi acidentalmente ferido no olho direito por um tiro de uma arma de chumbinho disparado por um de seus irmãos. Como a família não tinha carro, os Walkers não podia levar sua filha a um hospital para tratamento imediato. No momento em que eles chegaram no médico, uma semana depois, ela ficou permanentemente cega daquele olho. Foi preciso colocar uma camada de tecido cicatricial sobre o olho ferido, fazendo com que a timidez de Alice aumentasse. Introspectiva, buscou consolo na leitura e na poesia.


Quando tinha 14 anos, o tecido cicatricial foi removido. Mais tarde, ela se tornou a oradora oficial e foi eleita a garota mais popular, bem como rainha de sua classe sênior, mas ela percebeu que sua lesão traumática tinha algum valor: permitiu a ela para começar "realmente ver as pessoas e as coisas, a perceber relações e aprender a ser mais paciente".


Depois do ensino médio, Walker foi para Spelman College, em Atlanta em uma bolsa integral em 1961 e mais tarde foi transferida para o Sarah Lawrence College, perto de Nova York, graduando-se em 1965. Walker tornou-se interessado no movimento dos direitos civis nos EUA parte devido à influência do ativista Howard Zinn, que foi um dos seus professores no Spelman College. Continuando o ativismo que ela participou durante seus anos de faculdade, Walker voltou para o Sul, onde ela se envolveu com as unidades de registro de eleitores, campanhas de direitos sociais, e os programas infantis no Mississippi.


Alice Walker conheceu Martin Luther King Jr., quando ela era uma estudante no Spelman College, em Atlanta, em 1960. Walker credita King por sua decisão de voltar para o Sul como ativista do Movimento dos Direitos Civis. Ela marchou com centenas de milhares de pessoas em agosto de 1963 na Marcha de Washington. Já adulta, ela se ofereceu para registrar eleitores negros na Geórgia e Mississippi.


Em 8 de março de 2003, Dia Internacional da Mulher, às vésperas da Guerra do Iraque, Alice Walker, juntamente com outras 26 pessoas foram detidas por atravessar a linha policial durante uma manifestação de protesto contra a guerra do lado de fora da Casa Branca. Ela e 5.000 ativistas associados com as organizações Code Pink e Mulheres para a Paz marcharam de Malcolm X Park, em Washington DC, para a Casa Branca. Os ativistas cercaram a Casa Branca. Em uma entrevista ao Democracy Now, Alice disse: "Eu estava com outras mulheres que acreditam que as mulheres e crianças do Iraque são tão queridos como as mulheres e as crianças em nossas famílias, e que, na verdade, somos uma família. E por isso tenho para mim que estávamos indo para bombardear realmente a nós mesmos."


Em novembro de 2008, Alice Walker escreveu "uma carta aberta a Barack Obama", que foi publicada online. Walker abordou o presidente recém-eleito como "irmão Obama" e escreve "Ver você tomar o seu lugar de direito, com base apenas na sua sabedoria, força e caráter, é um bálsamo para os cansados guerreiros ​​da esperança".


Em janeiro de 2009, ela foi uma das mais de 50 signatários de uma carta protestando no Toronto International Film Festival, sob holofotes dos cineastas israelenses, condenando Israel como um "regime de apartheid". Em março de 2009, Alice Walker viajou para Gaza, juntamente com um grupo de 60 outros ativistas do grupo anti-guerra Code Pink, em resposta à guerra de Gaza. Seu propósito era entregar ajuda, para se encontrar com ONGs e moradores, e persuadir Israel e Egito a abrir suas fronteiras para Gaza. Ela planejava visitar Gaza novamente em dezembro de 2009 para participar da Marcha de Libertação de Gaza.  Em 23 de junho de 2011, ela anunciou planos para participar de uma flotilha de ajuda a Gaza que tentou romper o bloqueio naval de Israel. Explicando seus motivos, ela citou a preocupação para os filhos e que ela sentiu que "anciãos" deve trazer "o que for compreensão e sabedoria que possamos ter obtido em nossas vidas bastante longas, testemunhando e sendo uma parte de lutas contra a opressão".

Infelizmente não há vídeos legendados com ela. Então coloquei este com legendas em inglês

Em uma entrevista junho 2011, Walker descreveu os Estados Unidos e Israel como "organizações terroristas", afirmando: "Quando você aterrorizar as pessoas, quando você bota tanto medo neles, mental e psicologicamente, isso é terrorismo".


Pra ir ao site oficial dela, só clicar aqui.