A atenção de muita gente aqui em Campinas está toda voltada para a manhã de sábado, onde, a partir das 10 horas, em frente à Catedral Metropolitana, terá início a Marcha das Vadias Campinas. O evento terá uma performance apresentada por Filipe Espindola e Sara Panamby intitulada "Vulva Quae Sera Tamen" - imperdível - e logo em seguida a passeata percorrerá o trajeto do centro, explicitando a toda a população que a mulher não é responsável pela violência sexual, mas sim o agressor. Levantando a bandeira da união e solidariedade entre as mulheres, trata-se de uma afirmação radical de feminismo, que pode - e deve - ser apoiada por por todos.
Marcha em Vancuver
Mas vamos falar um pouquinho sobre o histórico da marcha, que é um negócio super recente, deste ano mesmo. Assim como na nossa querida Unicamp, os índices de estupro em uma universidade em Toronto, Canadá, começaram a aumentar assustadoramente. Foi então que, numa palestra ministrada na universidade, por um policial, foi dito que as mulheres deveriam evitar se vestir como putas, para não se tornarem a próxima vítima.
Ala das Vadias na passeata contra os estupros, em Barão
Mano, daí não deu outra. As estudantes decidiram se rebelar contra essa mentalidade machista e estúpida, que infelizmente é mais que comum. A idéia é, foda-se se a garota está de mini saia, isso não dá o direito de nenhum cara passar a mão na bunda dela. E foda-se se a garota está andando pelada na rua, isso não dá o direito de ninguém tocar nela sem permissão. É foda, porque isso é o básico de respeito. O básico, que ainda é negado às mulheres, em pleno 2011! A primeira marcha, em Toronto, rolou dia 3 de abril desse ano, e levou 3 mil pessoas às ruas. E as mulheres foram caracterizadas como Slut. Tipo, "qual o problema, o corpo é meu, faço o que eu bem entender".
Marcha em São Paulo
A partir daí a Marcha se espalhou rapidamente. Também graças às redes sociais, mas principalmente pela urgência com que milhares de mulheres do mundo todo estavam de gritar pela liberdade e controle sobre o próprio corpo. A Marcha já passou por Los Angeles, Chicago, Buenos Aires, Amsterdã, Lisboa, Nova Zelândia e outros lugares. No Brasil, a primeira Marcha foi em São Paulo, em 4 de junho, onde compareceram cerca de 300 pessoas. Já rolou também em Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e em Brasília.
Performance na Marcha em Seul, na Coréia do Sul
Então todo mundo já sabe onde estar no sábado de manhã, né?
Marcha das Vadias – Campinas
Data: Sábado, 24 de setembro de 2011
Horário: A partir das 9 horas, saída da marcha, 11 horas
Local: Em frente a Catedral, no Centro de Campinas
Horário: A partir das 9 horas, saída da marcha, 11 horas
Local: Em frente a Catedral, no Centro de Campinas
Para mais informações, veja o site http://marchavadiascampinas.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário