quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Alice Walker


Alice Malsenior Walker nasceu em Putnam County, Geórgia, e é a caçula de oito filhos. Seu pai, que era, em suas palavras, "maravilhoso em matemática, mas um fazendeiro terrível", ganhava pouco com a criação de gado leiteiro e sua mãe complementava a renda da família trabalhando como empregada doméstica. Ela trabalhava 11 horas por dia para ajudar a pagar a faculdade de Alice.


Cresceu com uma tradição oral, ouvindo histórias de seu avô (o modelo para a personagem de Mr. em A Cor Púrpura), Walker começou a escrever, só pra ela, quando tinha oito anos de idade. "Com a minha família, eu tinha que esconder as coisas", disse. "E eu tinha que manter um monte na minha mente".


Em 1952, Walker foi acidentalmente ferido no olho direito por um tiro de uma arma de chumbinho disparado por um de seus irmãos. Como a família não tinha carro, os Walkers não podia levar sua filha a um hospital para tratamento imediato. No momento em que eles chegaram no médico, uma semana depois, ela ficou permanentemente cega daquele olho. Foi preciso colocar uma camada de tecido cicatricial sobre o olho ferido, fazendo com que a timidez de Alice aumentasse. Introspectiva, buscou consolo na leitura e na poesia.


Quando tinha 14 anos, o tecido cicatricial foi removido. Mais tarde, ela se tornou a oradora oficial e foi eleita a garota mais popular, bem como rainha de sua classe sênior, mas ela percebeu que sua lesão traumática tinha algum valor: permitiu a ela para começar "realmente ver as pessoas e as coisas, a perceber relações e aprender a ser mais paciente".


Depois do ensino médio, Walker foi para Spelman College, em Atlanta em uma bolsa integral em 1961 e mais tarde foi transferida para o Sarah Lawrence College, perto de Nova York, graduando-se em 1965. Walker tornou-se interessado no movimento dos direitos civis nos EUA parte devido à influência do ativista Howard Zinn, que foi um dos seus professores no Spelman College. Continuando o ativismo que ela participou durante seus anos de faculdade, Walker voltou para o Sul, onde ela se envolveu com as unidades de registro de eleitores, campanhas de direitos sociais, e os programas infantis no Mississippi.


Alice Walker conheceu Martin Luther King Jr., quando ela era uma estudante no Spelman College, em Atlanta, em 1960. Walker credita King por sua decisão de voltar para o Sul como ativista do Movimento dos Direitos Civis. Ela marchou com centenas de milhares de pessoas em agosto de 1963 na Marcha de Washington. Já adulta, ela se ofereceu para registrar eleitores negros na Geórgia e Mississippi.


Em 8 de março de 2003, Dia Internacional da Mulher, às vésperas da Guerra do Iraque, Alice Walker, juntamente com outras 26 pessoas foram detidas por atravessar a linha policial durante uma manifestação de protesto contra a guerra do lado de fora da Casa Branca. Ela e 5.000 ativistas associados com as organizações Code Pink e Mulheres para a Paz marcharam de Malcolm X Park, em Washington DC, para a Casa Branca. Os ativistas cercaram a Casa Branca. Em uma entrevista ao Democracy Now, Alice disse: "Eu estava com outras mulheres que acreditam que as mulheres e crianças do Iraque são tão queridos como as mulheres e as crianças em nossas famílias, e que, na verdade, somos uma família. E por isso tenho para mim que estávamos indo para bombardear realmente a nós mesmos."


Em novembro de 2008, Alice Walker escreveu "uma carta aberta a Barack Obama", que foi publicada online. Walker abordou o presidente recém-eleito como "irmão Obama" e escreve "Ver você tomar o seu lugar de direito, com base apenas na sua sabedoria, força e caráter, é um bálsamo para os cansados guerreiros ​​da esperança".


Em janeiro de 2009, ela foi uma das mais de 50 signatários de uma carta protestando no Toronto International Film Festival, sob holofotes dos cineastas israelenses, condenando Israel como um "regime de apartheid". Em março de 2009, Alice Walker viajou para Gaza, juntamente com um grupo de 60 outros ativistas do grupo anti-guerra Code Pink, em resposta à guerra de Gaza. Seu propósito era entregar ajuda, para se encontrar com ONGs e moradores, e persuadir Israel e Egito a abrir suas fronteiras para Gaza. Ela planejava visitar Gaza novamente em dezembro de 2009 para participar da Marcha de Libertação de Gaza.  Em 23 de junho de 2011, ela anunciou planos para participar de uma flotilha de ajuda a Gaza que tentou romper o bloqueio naval de Israel. Explicando seus motivos, ela citou a preocupação para os filhos e que ela sentiu que "anciãos" deve trazer "o que for compreensão e sabedoria que possamos ter obtido em nossas vidas bastante longas, testemunhando e sendo uma parte de lutas contra a opressão".

Infelizmente não há vídeos legendados com ela. Então coloquei este com legendas em inglês

Em uma entrevista junho 2011, Walker descreveu os Estados Unidos e Israel como "organizações terroristas", afirmando: "Quando você aterrorizar as pessoas, quando você bota tanto medo neles, mental e psicologicamente, isso é terrorismo".


Pra ir ao site oficial dela, só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário