segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Lou Andreas-Salomé


Lou Salomé nasceu em São Petersburgo, 1861. Salomé era a única filha mulher de cinco irmãos. Buscando uma boa educação, aos 17 persuade o pastor holandês Hendrik Gillot, 25 anos mais velho que ela, para lhe ensinar a teologia,  filosofia, as religiões do mundo e literatura francesa e alemã. Gillot tornou-se tão apaixonado por Salomé que planejava se divorciar de sua esposa e se casar com ela. Salomé e sua mãe fugiram para Zurique, para que ela pudesse adquirir uma formação universitária. A viagem também foi  benéfica para a saúde física de Salomé, que andava tossindo sangue.


A mãe de Lou a levou para Roma quando ela tinha 21 anos. Em um salão literário na cidade, Salomé conheceu Paul Rée, um autor e um jogador compulsivo, com quem ela propôs viver em uma comuna acadêmica. Após dois meses, os dois se tornaram parceiros. Em 13 de Maio de 1882, Friedrich Nietzsche juntou-se ao duo. Salomé escreveu em 1894 um estudo sobre a personalidade de Nietzsche e a filosofia. Os três viajaram com a mãe de Salomé, através da Itália e considerada onde eles iriam criar a sua "Winterplan" comuna.
"Pois, no seio mesmo da paixão, nunca se deve tratar de "conhecer perfeitamente o outro": por mais que progridam neste conhecimento, a paixão restabelece constantemente entre os dois este contato fecundo que não pode se comparar a nenhuma relação de simpatia e os coloca de novo em sua relação original: a violência do espanto que cada um deles produz sobre o outro e que põe limites a toda tentativa de apreender objetivamente este parceiro. É terrível de dizer, mas , no fundo, o amante não está querendo saber "quem é" em realidade seu parceiro. Estouvado em seu egoísmo, ele se contenta de saber que o outro lhe faz um bem incompreensível... os amantes permanecem um para o outro, em última análise, um mistério"


Chegando em Leipzig, Alemanha, em outubro, Salomé e Rée romperam com Nietzsche depois de um desentendimento entre Nietzsche e Salomé, em que ela acreditava que o bigodudo era perdidamente apaixonado por ela. Talvez Lou tenha sido a única mulher que Nietzsche amou verdadeiramente. Em 1884 tornou-se próxima de Helene von Druskowitz, a segunda mulher a receber um doutorado em filosofia em Zurique.

Andreas-Salomé, Rée e Nietzsche (1882)

Salomé e Rée se mudaram para Berlim e viveram juntos até alguns anos antes de seu casamento com o estudioso de línguas Friedrich Carl Andreas. Apesar de sua oposição ao casamento e suas relações abertas com os outros homens, Salomé e Andreas ficaram casados de 1887 até a morte dele, em 1930. Ao longo de sua vida de casada trocou correspondências com o jornalista alemão Georg Lebedour, o poeta alemão Rainer Maria Rilke, em que ela escreveu um livro de memórias analítica, os psicanalistas Sigmund Freud e Viktor Tausk, entre outros. Seu relacionamento com Rilke foi particularmente estreito. Essa relação foi decisiva para a criação de obras fundamentais, como "A Humanidade da Mulher" e "Reflexões Sobre o Problema do Amor".

"Ouse, ouse... ouse tudo!! Não tenha necessidade de nada! Não tente adequar sua vida a modelos, nem queira você mesmo ser um modelo para ninguém. Acredite: a vida lhe dará poucos presentes. Se você quer uma vida, aprenda... a roubá-la! Ouse, ouse tudo! Seja na vida o que você é, aconteça o que acontecer. Não defenda nenhum princípio, mas algo de bem mais maravilhoso: algo que está em nós e que queima como o fogo da vida!!"


Lou Andreas-Salomé e seu marido Friedrich Carl Andreas (1886)

Com a idade de 74 anos, Lou Andreas-Salomé deixou de trabalhar como psicanalista. Ela havia desenvolvido problemas de coração, e em sua condição enfraquecida tinha de ser tratada muitas vezes no hospital. Seu marido a visitava diariamente, era uma situação difícil para o velho, que era muito doente. Depois de um casamento de quarenta anos marcados pela doença em ambos os lados e longos períodos de mútua não-comunicação, os dois ficaram mais próximos. Sigmund Freud reconheceu isso de longe, escrevendo: ". Isso só prova a permanência da verdade [da relação]" Friedrich Carl Andreas morreu de câncer em 1930. Lou Andreas-Salomé teve que passar por uma operação relacionada com o câncer em 1935. Na noite de 05 de fevereiro de 1937 ela morreu de insuficiência renal durante o sono.



"Distingue-se entre os humanos aqueles que se sentem divididos em um passado e um futuro e aqueles que vivem o presente com cada vez mais densidade, sempre mais plenitude. Os orientais acham natural insistir menos sobre a morte do que se passa do que sobre a perfeição do que se acaba, como aprofundamento da realidade. Nós, ao contrário, começamos a ver aquilo que nos chega, apenas sob o aspecto sempre mais sinistro da morte - como tudo o que se observa de um olhar exterior, logo mortífero."

"Sempre não tive a idéia fixa de que a velhice me traria muito? Em meus jovens anos escrevi em algum lugar: primeiro nós vivemos nossa juventude, em seguida nossa juventude vive em nós. Não sei bem, ainda hoje, o que eu queria dizer com isso outrora. Mas eu tinha realmente medo de não atingir a idade de viver esta experiência; eu o sabia profundamente, uma longa vida, com todas as suas dores, vale ser vivida,. Claro, o valor da vida pode nos ficar escondido pelos desgastes sofridos pela nossa carne, nosso espírito (...) do mesmo modo que a juventude mais empreendedora pode se ver entravada em sua felicidade e em seu sucesso, por um fatal concurso de circunstâncias; mas, por além das perdas, a velhice adquire muito mais que a famosa aptidão à serenidade e à lucidez: ela permite que se chegue a uma plenitude mais acabada."“A morte desfaz, assim, a distância entre os amantes, que agora vivem um no outro, sem que o individualismo os separe. A morte não é uma partida, mas uma volta: um retorno do indivíduo àquela união primitiva com as coisas. Por isso não a devemos temer”.





7 comentários:

  1. Lou, me foi apresentada numa reunião para mostrar sua vida, suas escolhas, em23/11/13, num trabalho de Heidi e Rubens. Tive de momento uma identificação com Lou, mulher, ousada, escritora, poeta, psicanalista. Não sou tudo isso, mas quase. Seria Transcedental....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lou, me foi apresentada numa reunião para mostrar sua vida, suas escolhas, em 23/11/13, num trabalho de Heidi e Rubns. Tive de momento uma identificação com Lou, mulher, ousada, escritora, poeta, psicanalista. Não sou tudo isso, mas quase. Seria transcedental.

      Excluir
  2. Ela escreveu algo sobre filosofia? Vocês tem PDF de algum livro dela? Procurei aqui na internet algum pdf e só achei um artigo dela com o freud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biula.Ela chegou a fazer um estudo sobre a obra de Nietzsche "Nietzsche em sua obra",publicado aqui no Brasil pela Brasiliense.

      Excluir
  3. Ela escreveu algo sobre filosofia? Vocês tem PDF de algum livro dela? Procurei aqui na internet algum pdf e só achei um artigo dela com o freud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://lelivros.love/book/baixar-livro-lou-andreas-salome-dorian-astor-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/

      Talvez essa biografia te seja útil.

      Excluir
    2. Há a sua correspondência completa com o Freud e a "Carta aberta a Freud https://pt.scribd.com/document/323048439/CarTa-Lou-Salome-Freud
      https://pt.scribd.com/document/375377293/Freud-Lou-Andreas-Salome

      Excluir