quinta-feira, 29 de março de 2012

Xuxa Meneghel


Taí uma figura onipresente na infância de qualquer um que nasceu entre o início dos oitenta e meados dos noventa. Se não fosse assistindo ao seu programa pelas manhãs, certamente era na festinha de algum amiguinho, onde a fita do show da Xuxa tocava sem descanso. Ainda na ativa no rolê artístico, Xuxa é uma figura que mudou muito com o tempo. Vale então dar uma acompanhada nesses caminhos e descaminhos.


Maria da Graça Meneghel, nascida em março de 1963, no Rio Grande do Sul. Aos sete anos se mudou com a família pra um subúrbio do Rio de Janeiro. Aos 15 anos foi abordada por um empresário de moda, que a convidou a tentar ser modelo. E nessas campanhas e trabalhos publicitários que Xuxa conheceu o Pelé.


Pelé  e Xuxa começaram a namorar quando ela tinha 17 e ele 40. Seu trabalho de modelo, que já tava caminhando bem, deu uma guinada com a popularidade de Pelé. Seus contatos profissionais se multiplicaram, e só em 1980 ela fez 80 capas de revista. Xuxa e Pelá ficaram no total 6 anos juntos.




Em 1982 sua popularidade estava em alta. Fazia aparições no programa dominical dos trapalhões, e no programa de sábado do Jô Soares, o Viva o Gordo. Neste ano fez um ensaio pra Playboy e uma participação no filme Amor Estranho Amor, de Walter Hugo Khouri. Gostaria de falar um pouco mais sobre esse filme, pois é muito comum ouvir por aí que a Xuxa fez um filme pornô. Porra, isso é uma puta ignorância. Amor Estranho Amor é um drama sério, adulto, que lida com as memórias de um personagem que ainda não se libertou de seu complexo de Édipo. Além de toques freudianos, o filme é muito marcado pelo cinema existencialista do Antonioni. Enfim, Khouri foi um dos grandes mestres de nosso cinema. É no mínimo deprimente ver sua obra diminuída a um mero pornô [o filme completo, com qualidade ruim, pois nunca foi remasterizado, vai a seguir].



Nos anos 90, ela comprou os direitos do filme, que teve a maioria de suas cópias recolhidas. Até hoje o filme pertence a ela.


O que parece que se esqueceu é que a figura da Xuxa, nesse início de carreira, era altamente erotizada.




Até seu primeiro programa de tv, o Clube da Criança, na Manchete, de 1983, era bem erotizado, com aquelas roupinhas curtas e talz. E isso continuou em 1986, com o Xou da Xuxa, na globo. Tinha até aquela marquinha de batom que ela deixava na molecada, vcs lembram? E as paquitas!!!


Foi na globo que ela começou a ser chamada de Rainha dos Baixinhos.



No início de seu programa na Manchete, Xuxa gravava aos finais de semana e voava pra Nova Iorque nos dias úteis pra trabalhar como modelo. Já na globo seu programa era diário, e foi aí que seus discos foram lançados e tiverem vendas brutais. Mesmo. Vendeu muito.


Voltando pro cinema, Xuxa ainda fez o filme Fuscão Preto, de 83, a alguns filmes com os Trapalhões, que levavam multidões aos cinemas. Até que em 1988 ela fez o supremo Super Xuxa Contra Baixo Astral, uma aventura inventiva e divertida, contracenando com o grande comediante Guilherme Karan. Sucesso absoluto de público.



Mas foi em 1990 que seu maior sucesso foi lançado: Lua de Cristal, uma cópia descarada do filme Labirinto, que fora estrelado pelo David Bowie em 1986 [incrível, achei o filme completo no youtube, dá pra curtir fácil fácil].


Enfim, o que dizer mais que isso? Xuxa é uma fábrica de fazer dinheiro. Brinquedos, discos, roupas, vídeos. Seus filmes com os trapalhões sempre arrebentaram na bilheteria. A partir de 1999, com Xuxa Requebra, seus filmes são garantias absolutas de rendimento.


Em 1998 sua primeira e única filha nasceu, Sasha, o planejado resultado de seu romance com Luciano Szafir. Xuxa segue com seus programas na globo, seu ativismo pelos direitos das crianças e dos animais, lançando vez ou outra algum vídeo pra molecada, que, claro, vende horrores.


5 comentários:

  1. Adorei o post!
    Há muito tempo que eu procurava por esse filme completo!
    Sou fã dela!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Aline,
    que bom que eu te ajudei a encontrar o filme.
    Enquanto pesquisava, me surpreendi por encontrar quase tudo no youtube.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olha, parabéns, é muito difícil encontrar alguém que escreva com tanta honestidade e tão sem preconceitos sobre a Xuxa como você fez. Escreveu com um olhar que, talvez, a maioria só será capaz de fazer daqui a muitas décadas. Parabéns mesmo.

    Vim parar por aqui porque vi uma matéria hoje na Folha, sobre a Iara Ionesco e sua filha Eva, e quis saber mais. Muito bom o seu blog, voltarei com certeza.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Veleu, Humberto.
    infelizmente muita gente, quando escreve, não se despe dos próprios preconceitos. O que eu tempo fazer aqui é exatamente limpar meus olhos e conceitos.

    Fico feliz em saber que isso é recebido de forma boa.

    Valeu

    ResponderExcluir