sábado, 12 de maio de 2012

Cindy Sherman



Cynthia Morris Sherman nasceu em 1954, em Nova Jersey, a caçula de cinco irmãos. Ela passou a se dedicar às artes quando entrou na faculdade, onde começou a pintar. Mas ficou de saco cheio, pq segundo ela, não havia mais nada a se fazer no campo da pintura. Começou então a lidar com fotografias. "Não havia mais nada a dizer - sobre a pintura. Eu estava meticulosamente copiando a arte de outros e então eu me dei conta que eu poderia somente usar uma câmera e colocar em prática uma idéia instantânea". Passou então o resto do curso desvendando os mistérios da fotografia.


Um de seus primeiros trabalhos conceituais é a série The Bus Riders. Ela é exemplar como amostra de seu trabalho. Consiste na própria Cindy, preparando e programando a câmera, servindo como modelo, e fazendo a maquiagem e o figurino. Nesta série ela se caracteriza como uma usuária de ônibus, assumindo diversas identidades.





















Com essa pegada de dominar todos os processos da fotografia - tanto por trás quanto em frente às câmeras, seu trabalho foi ganhando o público e a crítica. Outra série interessante, é o The Complete Untitled Film Stills, feitas de 1977 a 1980, composta por 69 fotos em preto e branco, responsável por seu sucesso internacional. São fotos que lembram muito as cenas de situações clássicas dos velhos filmes.















E aí seu trabalho foi se desenvolvendo, passando por vários estilos visuais, como fotografia de moda, pornografia, retrato histórico e por aí vai. Só pra focar um pouco mais nesse rolê da moda, em 1983 fez campanha pra designer de moda Dianne Benson e pra grife francesa Dorothée Bis. Em 1993 fez um editorial pra Harper´s Bazaar e em 2006 uma campanha pro Marc Jacobs. E em 2010, ela começou a desenhar suas jóias. A seguir, algumas fotos feitas pra Harper´s.







Durante os anos 80 começou a usar filmes coloridos, e a imprimir as fotos em telas muito grandes. Não dá pra botar todas as suas fotos aqui, mas vou colocar um mini doc. (dublado em espanhol), que talvez jogue alguma luz sobre ela.


Nesse outro doc. (legendado em espanhol), dá pra acompanhar um pouco do trabalho recente de Sherman, como o uso de recursos digitais, iniciado na série dos palhaços.


Acho que com esse último dá pra mergulhar bem em seu universo. Ah, e antes que eu me esqueça, em 1997 ela dirigiu um longa, chamado Office Killer (mente paranóica, no Brasil). Trabalhou também em alguns filmes como atriz. Enfim, vou colocar mais algumas fotos, mas isso é tudo o que eu tinha pra dizer sobre ela.






2 comentários:

  1. Muito legal, Bill. Você devia fazer um com a Barbara Kruger que também é fantástica. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, meninas,
    que legal que gostaram do blog. Gostei muito tmb do de vcs, há ótimas discussões lá. Desejo sucesso.

    O post da Barbara já saiu do forno:http://mulheresquehonramorole.blogspot.com.br/2012/05/barbara-kruger.html

    ResponderExcluir