quarta-feira, 2 de maio de 2012

Jeanne Paquin


Nesse feriado eu comprei um livro incrível da editora h. f. ullmann, chamado apenas MODA. Enfim, vou passar as próximas semanas escrevendo sobre estilistas, começando por essa que é pioneira da alta costura.


Jeanne Paquin nasceu em 1869, filha de um médico, e trabalhou quando jovem como aprendiz de costureira em Paris. Casou-se com um bem sucedido banqueiro, o que a permitiu abrir sua própria casa de costura. Enquanto o marido cuidava da administração, ela cuidava da criação. O texto a seguir eu tirei dum blog de moda:

 Com a apresentação dos primeiros modelos, surgiram detalhes que chamavam a atenção, como os tailleurs com peles arrematando golas, punhos as vezes a barra; outros em sarja azul, enfeitados dos agaloes e botões dourados; peles; lingerie, vestidos para noite em branco, verde, pastel ou lamé dourado. Mereceram destaque o uso de um peculiar tom de vermelho, que se tornaria um clássico da casa e as aplicações em renda em tecidos contrastantes, além da habilidade de combinar cores. Esses detalhes, somados ao acabamento intocável e certa modernidade, anunciavam o que mais tarde seria conhecido como “grande estilo de Paquin.


De personalidade cativante e dona de um temperamento afável, sua clientela era formada por damas atrizes e cortesãs. Foi então que em 1895 ela resolveu fazer publicidade. Botou cartazes nos teatros com desenhos de suas criações, e enviou modelos vestindo suas últimas criações para a ópera e pra corrida de cavalos. Logo sua estratégia foi copiada por outros estilistas.

A Jeanne é a que tá ao centro, esquerda, com o chapéu branco.

Em 1900 houve a Exposição Universal em Paris, e Paquin foi convidada por seus colegas pra presidir o setor de alta costura do evento. Enquanto as outras casa tinham de 50 a 400 funcionários, ela chegou a dois mil. Em 1902 abriu uma filial em Londres. Em 1907, após a morte do marido, teve uma grande influência oriental em seu trabalho. Em 1913 foi a primeira representante da alta costura a ser condecorada pela Legião de Honra, pelo governo francês.


"O primeiro mandamento da alta-costura é que a moda deve ser a nova e corresponder ao padrão de beleza e ao estilo de vida atuais. Os costureiros não ditam mudanças, mas de preferência seguem as súbitas viradas de estilo iniciadas pelas mulheres nas ruas"

E agora, pra finalizar, taqui um trecho do livro MODA. Enjoy.

"Também Jeanne Paquin, a mulher que herdou o papel de selecionar os participantes no Pavillion de l´Élégance, assinava como estilista e não como costureira e também ela nunca acrescentou nada de novo, apenas desempenhou o seu papel com muito brilho. Um manequim de cera, feito à imagem e à semelhança das suas bonitas linhas, era vestido com as melhores rendas e sedas, e a apresentação refinada fazia esquecer que a inovação não era muita. Ou seja, o que foi realmente um choque foi o facto de pela primeira vez a direção da feira de moda ter sido confiada a uma mulher, pois o mundo da alta-costura era (e é ainda) dominado por homens. E estes eram da opinião de que o corpo feminino deveria ser apertado e enchumaçado de modo a corresponder à forma ideal de uma ampulheta: no centro frágil e delicado, em cima e em baixo voluptuoso e exuberante. De perfil, a linha descrevia um "S", que poderia ser mais ou menos curvilíneo e acentuado de acordo com o espartilho e os enchumaços utilizados nas curvas"









Nenhum comentário:

Postar um comentário